Em uma jogada que poucos poderiam prever, o Expedia Group anunciou a saída de Peter Kern do cargo de CEO. Para suceder o executivo, a escolhida foi Ariane Gorin, que nos últimos anos foi presidente da Expedia for Business, o braço B2B da empresa que vem se expandindo rapidamente e é responsável por grande parte das receitas e lucros da holding.

De acordo com o Skift, a executiva assumirá oficialmente a cadeira a partir de 13 de maio. Ariane ainda terá um assento no Conselho de Administração no dia 12 de fevereiro. Para abrir espaço para a CEO, o Expedia Group ampliou seu board para 13 membros. Quando assumir o cargo, ela também fará parte do comitê executivo do Conselho.

Ariane se torna a primeira mulher a liderar o Expedia Group, enquanto Barry Diller segue na cadeira de presidente. Internamente, a indicação da executiva para o posto era uma escolha óbvia.

Ao contrário do que ocorreu depois que Dara Khosrowshahi, ex-CEO do Expedia, assumiu a liderança da Uber em 2017, estimulando uma busca externa e interna, desta vez o conselho conduziu uma procura discreta.

O futuro de Kern

Em seu anúncio, o Expedia Group disse que Kern, que assumiu o cargo de CEO em 2020, continuará atuando como vice-presidente e membro do conselho. Ele ajudará Ariane durante a transição, disse a empresa.

“Estou verdadeiramente honrada por ter a oportunidade de liderar o Expedia Group à medida que construímos sobre as bases estabelecidas por Peter, nossa equipe de liderança e nossa força de trabalho global”, disse a executiva em comunicado.

“Liderar nosso negócio B2B multibilionário tem sido uma experiência incrível e espero um crescimento ainda maior para toda a empresa. É um momento emocionante na história da empresa e estou entusiasmado com as oportunidades que temos pela frente para nossos funcionários, viajantes e parceiros”, acrescentou.

No ano passado, o Expedia Group bateu recordes de receita e reservas. No segundo trimestre de 2023, a OTA obteve faturamento de US$ 3,4 bilhões, o que representa um aumento de 6% frente ao mesmo período no ano anterior.

(*) Crédito da foto: reprodução/Skift