Avanços tecnológicos e bons resultados marcaram o segundo trimestre do Expedia Group. A OTA encerrou o período com receita de US$ 3,4 bilhões, um aumento de 6% frente ao mesmo trimestre em 2022. Já as reservas brutas totalizaram US$ 19,2 bilhões, incremento de 7% na comparação anual. Ambos os números foram recordes para a empresa para um segundo trimestre.

De acordo com o Phocuswire, os resultados robustos do Expedia não impressionaram Wall Street, pois as ações caíram mais de 16%ontem (3), depois que um ritmo mais lento de crescimento deixou as receitas abaixo da estimativa média dos analistas de US$ 3,37 bilhões.

Em uma ligação com analistas financeiros, Peter Kern, CEO do Expedia, destacou o desenvolvimento do One Key — programa de recompensas da OTA lançado recentemente — além de abordar o crescimento de suas parcerias B2B e planos para o ChatGPT.

“A demanda por viagens permaneceu robusta e estamos satisfeitos em ver nossa execução contínua resultar em um desempenho sólido no segundo trimestre”, disse Kern “No geral, os dados mostram que as viagens continuam a ser uma prioridade para os consumidores”, acrescentou o CEO.

Além dos números recordes, o EBITDA ajustado foi de US$ 747 milhões, um aumento de 15% ano a ano e o lucro líquido do trimestre foi de US$ 385 milhões, em comparação com um prejuízo líquido de US$ 185 milhões no mesmo período do ano anterior.

As despesas de vendas e marketing para o trimestre chegaram a US$ 1,75 bilhão, um pouco acima dos US$ 1,7 bilhão gastos no segundo trimestre do ano passado, mas menos do que a empresa havia orçado.

“Estamos particularmente satisfeitos por termos conseguido atingir nossas metas financeiras do segundo trimestre, ao mesmo tempo em que optamos por mover parte de nossos gastos com marketing do segundo para o terceiro trimestre, onde acreditamos que pode ser melhor gasto no suporte ao lançamento de One Key e nosso crescimento acelerado em na segunda metade do ano”, comentou Kern.

Peter Kern

CEO está satisfeito com as metas financeiras

Programa de recompensas

Lançado no início de julho, o One Key permite que membros ganhem e usem recompensas em reservas através das marcas Expedia, Hotels.com e Vrbo. “O One Key está mais próximo no que oferece do que a marca Expedia foi historicamente”, pontuou o CEO. “Você ganha pontos, os pontos valem dinheiro e você pode gastar esse dinheiro.”

Adicionar a Vrbo significa que esses pontos podem ser gastos em aluguéis de temporada pela primeira vez. “Agora o Vrbo terá recompensas, o que o Airbnb não tem”, disse Kern. “Você poderá usá-lo para sua próxima estada no Vrbo, mas também pode usá-lo para ir a um hotel ou levar sua família em um voo ou qualquer outra coisa.”

Sensível às queixas dos superusuários do Hotels.com, que desfrutavam do antigo programa de recompensas da marca, no qual ganhavam uma noite grátis toda vez que reservavam 10, o Expedia procurou acalmá-los com mais descontos para membros que aumentam para viajantes frequentes que se qualificam para níveis novos e superiores. Enquanto isso, os viajantes menos frequentes obtêm pelo menos algum benefício, mesmo que não fiquem fora de casa por até 10 noites.

“Esse [programa Hotels.com] foi um benefício muito valioso para um superusuário”, enfatizou Kern. “Mas a grande maioria dos usuários não obteve benefício porque nunca dormiu o suficiente. Estamos tentando tornar esse programa muito mais atraente para todos os usuários e, ao mesmo tempo, mantê-lo muito atraente para o superusuário”, complementou.

Parcerias B2B e ChatGPT

Quanto ao B2B, o Expedia Group obteve um recorde de US$ 861 milhões em receitas no segundo trimestre, um aumento de 32% em relação ao ano anterior. Já no primeiro trimestre de o faturamento foi de US$ 668 milhões , o que representou um incremento de 55% no comparativo com 2022.

Em 25 de julho, a OTA anunciou um acordo para criar uma nova plataforma de viagens para os membros do clube de compras Walmart , que oferece recompensas em dinheiro para cada reserva. Essa parceria ocorreu após um acordo em maio com a Mastercard que permitiria aos titulares de cartões resgatar pontos de fidelidade para reservas de viagens feitas por meio do Expedia. E esse contrato veio logo após a assinatura do SoFi , o banco online com sede em San Francisco, permitindo que seus clientes obtenham descontos e recompensas ao fazer reservas na plataforma da agência de viagens online por meio do portal de viagens do banco.

“Nosso negócio B2B tem maior exposição fora dos Estados Unidos e se beneficiou da abertura contínua de mercados em todo o mundo”, disse Kern. “O motor do nosso negócio B2B é alimentado pela mesma tecnologia, fornecimento e serviço que servem as nossas próprias marcas. E como avançamos em todas as áreas nos últimos anos, isso só aumentou a velocidade de nossos negócios B2B. Acreditamos ter o negócio B2B mais bem-sucedido e diferenciado no mundo das viagens.”

Kern também estava entusiasmado com o que chamou de “capacidades de IA líderes do setor” do Expedia Group – embora estivesse menos certo de seu impacto de curto prazo nos números que impressionam Wall Street.

No segundo trimestre, o Expedia Group se tornou uma das primeiras marcas de viagens a fornecer um plug-in para o ChatGPT em março. Em poucas semanas, adicionou uma nova ferramenta de planejamento de viagens ao aplicativo móvel iOS da marca Expedia que usa o ChatGPT e um para o aplicativo Android foi lançado no mês passado.

“Temos aprendido com as interações do consumidor e estamos adicionando vários novos recursos para ajudar os consumidores em sua jornada de descoberta”, acrescentou ele. “Os viajantes agora podem iniciar uma nova conversa escolhendo entre os prompts sugeridos e, em breve, poderão retornar a uma conversa a qualquer momento e até mesmo responder ao longo de uma conversa simplesmente escolhendo uma resposta sugerida. Tudo isso foi projetado para deixá-los um passo mais perto de reservar a viagem desejada”, explicou o CEO.

(*) Crédito da capa: Mike Coppola/Getty Images

(**) Crédito da foto: Divulgação/Expedia Group