O TripAdvisor não será vendido. Foi o que a empresa disse hoje (8) no relatório em que divulgava os ganhos obtidos no primeiro trimestre deste ano. “A comissão especial determinou que, neste momento, não há transação com terceiros que seja do melhor interesse da empresa e de seus acionistas”, pontuou a companhia.

A decisão segue o anúncio de fevereiro, de que a empresa havia formado um comitê e contratado um consultor “para avaliar quaisquer propostas que possam ser apresentadas para uma transação potencial”, revelou o Phocuswire. Dias antes, a Liberty TripAdvisor Holdings, responsável pela maioria das ações com direito a voto, deu sua aprovação para iniciar discussões “com relação a uma transação potencial”.

Ao que tudo indica, o TripAdvisor, que vem trabalhando para otimizar o planejamento de viagens, não será vendido agora, mas também não houve posicionamento de que não está à venda. Assim, o comitê especial ainda avaliará as alternativas propostas, se consideradas apropriadas.

Receita cresce no primeiro trimestre

Matt Goldberg, CEO do TripAdvisor, destacou que os resultados do primeiro trimestre da empresa representam um “começo sólido” para 2024. “Acreditamos que nossa posição única em viagens e experiências, aliada aos sinais positivos que estamos vendo como resultado de nossas estratégias de segmento, impulsionará um contínuo crescimento em todo o Grupo TripAdvisor”.

O TripAdvisor registrou US$ 395 milhões em receita total para os três primeiros meses de 2024, aumento de 6% em relação ao ano anterior. Já o Ebitda Ajustado da empresa foi de US$ 47 milhões. A companhia também observou, no período, prejuízo líquido de US$ 59 milhões, que incluiu o impacto líquido de uma despesa fiscal adicional de US$ 42 milhões, resultado de um acordo de auditoria.

“Nossa abordagem disciplinada para equilibrar crescimento e investimento foi refletida em nossos resultados do primeiro trimestre”, disse Mike Noonan, diretor financeiro da empresa. “Estamos satisfeitos com nossa execução operacional, que está impulsionando resultados financeiros sólidos, e permanecemos focados nas prioridades de segmento em apoio ao crescimento e rentabilidade de longo prazo.”

Performance de 2023

Em fevereiro, o TripAdvisor divulgou seus ganhos de 2023, reportando US$1,7 bilhão em receita, aumento de 20% em comparação com 2022. O Ebitda Ajustado da empresa ficou em US$334 milhões no período, alta de 13% na mesma base comparativa. O resultado foi fortemente impulsionado pela Viator, que experimentou crescimento de 49% na receita no ano passado.

(*) Crédito da foto: Divulgação/TripAdvisor