O Tripadvisor acaba de adicionar um novo gerador de itinerários de viagem à sua plataforma que integra seus dados com a tecnologia de inteligência artificial da OpenAI, aponta o Phocuswire. O produto, atualmente em versão beta pública e acessível via desktop e web móvel para usuários nos EUA, analisa mais de 1 bilhão de avaliações e opiniões geradas por usuários da plataforma par criar itinerários diários com base na entrada do usuário de um destino, datas de viagem, com quem estão viajando e os tipos de atividades em que estão interessados.

“O Tripadvisor foi criado para que os viajantes ajudem os viajantes”, diz Matt Goldberg, presidente e CEO da empresa. “Ao aproveitar o poder da IA generativa, podemos começar a liberar totalmente o potencial da análise inigualável de nossa plataforma e dos dados de intenção do viajante, permitindo-nos oferecer orientações de viagem verdadeiramente exclusiva aos nossos membros. Este lançamento representa um marco importante na estratégia do Tripadvisor e é apenas um elemento do nosso plano para promover um envolvimento mais profundo com os viajantes da nossa plataforma”, completa.

A novidade

Com o novo recurso, os usuários do Tripadvisor podem salvar, editar e compartilhar o itinerário. Por enquanto, a ferramenta está focada em apresentar experiências, atrações e recomendações de restaurantes. Um porta-voz pontuou que as recomendações de hotéis e outras atualizações virão em um futuro próximo.

Em uma entrevista no Center Stage da Phocuswright Europe, John Boris, diretor de crescimento do Tripadvisor, sugeriu a nova ferramenta. “Também estamos no processo de descobrir como podemos aproveitar a IA generativa no planejamento de viagens em nosso site. Acreditamos que há grandes possibilidades”, declara.

Atualmente, existem muitos sites de viagens e OTAs usando inteligência artificial generativa em suas plataformas, começando com o Trip.com em fevereiro e com integrações subsequentes da Expedia, Booking.com e Priceline. Em maio, durante uma conferência da Tripadvisor com analistas financeiros para discutir os ganhos do primeiro trimestre, Goldberg respondeu a perguntas se a empresa estava explorando a IA generativa.

Na época, ele disse que a empresa tinha uma equipe substancial trabalhando em integrações generativas de IA, mas estava se movendo lentamente a esse respeito. Boris reiterou esse ponto, dizendo a Tripadvisor não tem pressa em ser a primeira empresa a adotar IA.

“Acho que a marca, o conteúdo e os dados subjacentes serão o principal diferenciador neste espaço, porque ele começará a se tornar anônimo e comoditizado. Acreditamos firmemente que levar o seu tempo e fazer o certo é melhor do que ser o primeiro a aparecer. Estamos adotando uma abordagem muito deliberada para criar o melhor produto possível para atender às necessidades de nossos viajantes. O Tripadvisor planeja disponibilizar a ferramenta para viagens em mais mercados e em sua plataforma de aplicativo nativa à medida que o beta avança. A empresa também é uma das várias marcas de viagens que desenvolvem plugins para o ChatGPT”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Alexandra_Koch/Pixabay