Localizado no Miramar by Windsor (RJ), o restaurante Alloro al Miramar está completando dez anos. E, para comemorar, o espaço gastronômico renovou o cardápio, trazendo novidades que vão da entrada à sobremesa. Entre elas, está a minidegustação de queijos artesanais, produzidos por Daniel Martins no interior de Minas Gerais.

O novo cardápio é assinado pelo chef italiano Michele Petenzi. As opções mesclam inspirações da terra natal do profissional, mas sem dispensar itens da culinária brasileira. “Desde a minha chegada ao Alloro, no ano passado, planejei lançar em 2022 um cardápio que pudesse ter a minha cara. Serão opções para todos os gostos, passando pelo sul e norte da Itália, mas também valorizando o que temos no Brasil”, pontua.

“Já estava pensando em algumas coisas e as férias me ajudaram a ter mais ideias, como a da tábua de queijos na sobremesa, algo incomum por aqui. Tenho certeza de que as pessoas vão gostar, principalmente porque são queijos nacionais e com sabores diferenciados”, completa o chef.

O cardápio

De entrada, Petenzi sugere a burrata tricolore, feita com queijo burrata, geleia caseira de tomate, farofa de bacon e rúcula. “Esse prato faz um combinação clássica com o tomate. A diferença é que nossa geleia é caseira, um molho agridoce. Com o crudo, brinco com as texturas e sabores diversos: doce, cítrico, salgado, etc”, diz.

Já entre os pratos principais do restaurante do Miramar by Windsor, as novidades são a Tagliata di Costata, Rucola e Parmigiano con Patate Novelle (ancho grelhado, rúcula e parmesão com batatas, alho e alecrim); Filetto al Vino Rosso, Zucca, Funghi, Cipolle e Bacon con Polenta Frita (filé mignon, abóbora, cogumelos, cebolas e bacon com polenta frita); além de Guancia Bovina Brasata, Passatina di Fagioli e Broccoli (bochecha bovina braseada, purê de feijão branco e brócolis).

“O ancho (ou costata) é uma clássica receita italiana. É um filet grelhado e fatiado, acompanhado com batatas, queijo parmesão e rúcula. Já a bochecha é um prato mais diferente, combinação de carne com feijão branco, muito utilizado na Itália e Espanha. Fazemos um purê com ele. O molho que acompanha a carne é bem concentrado, forte, saboroso, com vinho, especiarias e finalizado com cacau”, explica o chef.

Seguindo a tradição dos restaurantes italianos, o Alloro também traz diversas opções de massas. Segundo Petenzi, os pratos incluem a culinária mediterrânea, além de receitas do mar e combinações de peixe com camarão. Entre elas, Cavatelli al Ragu di Agnello (cavatelli com ragu de cordeiro e queijo pecorino); e Gnocchetti di Polpo Alla Luciana (nhoque com polvo, azeitona, alcaparra e tomate).

Na sobremesa, além da tábua de queijos, o restaurante traz o Tirami-Choux (massa choux de creme de tiramissu, gel e creme inglês de café); Millefoglie alla Vaniglia e Frutta Tropicale (mil-folhas de baunilha com manga e maracujá).

(*) Crédito da foto: Divulgação/Miramar Hotel by Windsor