Com uma gastronomia majoritariamente pautada na culinária caipira, o Barretos Park Hotel vem buscando formas de elevar seu ticket médio de A&B (Alimentos & Bebidas). O departamento, que junto com eventos representa 40% da receita total do empreendimento, aposta em parcerias como estratégia para que os hóspedes consumam mais dentro da propriedade.

Em entrevista à reportagem do Hotelier News, Adriano Santos, gerente geral do Barretos Park Hotel, revela que os pedidos por aplicativo são comuns entre os clientes. “Nosso empreendimento fica afastado do centro da cidade, o que gera um fluxo grande de pedidos via aplicativos de delivery. É uma prática que se tornou rotina no pós-pandemia”.

Para reverter a situação, a propriedade firmou uma parceria com uma franquia de massas, agregando mais opções ao menu do restaurante, room service e complexo aquático. No total, são mais de 20 opções de pratos e toda a equipe recebeu treinamentos para a finalização das refeições, o que ele acredita que elevará a experiência gastronômica na hospedagem.

“Temos uma estrutura interna completa, com restaurante, bar, bar da piscina e room service. Além das massas, em breve vamos incrementar nosso menu com opções de lanches e pizzas. Nossa meta é reduzir os pedidos via aplicativo, aumentando as vendas principalmente no serviço de quarto — que terá seu horário estendido”, continua Santos.

Atualmente, o room service representa cerca de 8% do faturamento de A&B e a meta é dobrar esse percentual. O serviço, que funciona entre 6h e 22h, ganhará também um turno da madrugada.

Feedback e eventos

Segundo o gerente, até o momento, o retorno do público tem sido positivo. Santos ressalta que o leque de opções de massas e risotos, assim como a agilidade na entrega são alguns dos diferenciais apontados pelos hóspedes.

No segmento de eventos, responsável por 70% do faturamento de A&B, o Barretos Park Hotel também vem trabalhando em cardápios mais elaborados, para reuniões menores, com cerca de 30 convidados.

“Esse trabalho com parcerias e franquias é um projeto piloto para ambos os lados. Se o retorno for como esperado, vamos expandir acordos com outras marcas para oferecer mais opções de refeições. Por outro lado, também temos planos internos, como a produção de pizzas”, pontua Santos.

Em 2023, o empreendimento anexo ao Parque do Peão de Barretos teve crescimento de 55% em faturamento frente ao ano anterior — resultado que o gerente considera acima do esperado. “Para 2024, nossa meta era avançar em 40% frente a 2023. Contudo, após os números do primeiro trimestre, já conseguimos superar o ano anterior em 50%, impulsionado por nossa hospedagem e segmento de eventos tanto corporativos quanto sociais”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Barretos Park Hotel