No ano passado, o Marriott SP Airport uniu duas pontas para contribuir com a comunidade local. Com a escassez de mão de obra na hotelaria como um todo, o hotel aproveitou a demanda por funcionários no setor para colocar em prática o pilar social do ESG (Environmental, social, and corporate governance).

Por meio de uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos e Guarulhos Convention & Visitors Bureau, a propriedade operada pela Hotéis Deville promoveu um curso profissionalizante voltado ao departamento de governança.

Em entrevista ao Hotelier News, Marley Oliveira, governante responsável pela capacitação, explica que a iniciativa partiu dos parceiros, mas que o hotel aceitou o desafio com entusiasmo. “Eles começaram a elaborar o projeto dedicado às mulheres que estavam fora do mercado de trabalho. A triagem foi feita pela Secretaria e a prefeitura disponibilizou o vale-transporte para deslocamento”.

Marriott SP Airport - equipe

Time do Marriott SP Airport

O curso

O curso foi realizado duas vezes por semana durante dois meses. O Marriott SP Airport cedeu o espaço e os profissionais, sem nenhum custo. Oliveira conta que a capacitação foi dividida em duas etapas: teórica e imersiva.

“Não ensinamos apenas os processos da governança, mas explicamos como a operação de um hotel funciona. Tivemos aulas práticas onde as alunas puderam acompanhar a arrumação do quarto na prática”, destaca o governante.

A parte teórica foi composta por dinâmicas de atendimento ao público, encantamento ao cliente e o papel da camareira na operação hoteleira. As participantes ainda aprenderam sobre as práticas da lavanderia dentro do processo de governança, como a rotina do enxoval, supervisão de andares, entre outros conteúdos.

“Os grupos se dividiram com três ou quatro alunas. Todas puderam participar dos processos desde o início do trabalho de governança até a finalização da observação de detalhes e padrões. Foi um curso bem completo, não apenas focado em governança, mas também uma introdução ao setor hoteleiro”, salienta Oliveira.

Autonomia e absorção de mercado

Dentre as 28 inscritas, apenas duas desistiram do curso. No total, foram 26 mulheres certificadas, sendo que uma passou a fazer parte do quadro de colaboradores do Marriott SP Airport. “Outras cinco foram trabalhar em outros empreendimentos de Guarulhos após alguns meses. Tivemos um feedback muito bom do treinamento”, revela o governante.

E muito além de um curso profissionalizante, a iniciativa foi uma oportunidade de muitas mulheres alcançarem a autonomia financeira. Oliveira conta que muitas delas não conheciam nada do setor, mas encontraram na hotelaria uma forma de conquistar independência.

“Uma das participantes contou como o curso foi um movimento de transformação. Muitas mulheres vinham de relacionamentos abusivos, com a autoestima abalada e passaram a se sentir capazes de dar um novo passo. A capacitação é a oportunidade de devolver a dignidade para muitas pessoas. A hotelaria é inclusiva e os gestores precisam estar atentos a esse papel”, salienta Oliveira.

E, ao que tudo indica, outras capacitações virão. O Marriott SP Airport está estudando a possibilidade de abrir novos cursos em áreas distintas, como recepção.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Marriott SP Airport