Marcio Nunes, natural de Campo Mourão, é atualmente engenheiro agrônomo e produtor rural. Após ser eleito em seu 3º mandato como deputado estadual, com 126.006 votos em 2022, pelo PSD, ele agora ocupa o cargo de secretário do Turismo do Paraná. Nas redes sociais aos domingos, ele é conhecido como “o cozinheiro sou eu”.

Anteriormente, foi vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Campo Mourão durante a gestão 1996-2000. Também desempenhou funções como chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento na região Noroeste e diretor administrativo e financeiro do Emater/PR.

Em janeiro de 2011, assumiu a presidência do Instituto das Águas do Paraná, onde implementou programas importantes para o desenvolvimento do interior do estado, levando qualidade de vida com água tratada para milhares de famílias paranaenses. Posteriormente, em 2018, assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, um órgão pioneiro no país voltado à busca de harmonia entre recursos naturais, empreendimentos e a sociedade. Unificou diversos institutos ambientais do estado em um único – o Instituto Água e Terra (IAT), agilizando processos e cortando a burocracia. Reforçou as ações do Estado para a preservação ambiental e da biodiversidade. Programas como Paraná Mais Verde, Rio Vivo, Parques Urbanos e Pró-Fauna, dentre outros, colocaram o estado em destaque no Ranking de Competitividade dos Estados (primeiro lugar em sustentabilidade ambiental) e em estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em 01 de março de 2023 assumiu a Secretaria de Estado do Turismo.

Eleito deputado estadual em 2014 com 45.105 votos, pelo PSC, Marcio Nunes, atuou junto ao Governo do Estado para o desenvolvimento do agronegócio, do comércio e da indústria nas cidades do interior. Abraçou as causas das lideranças empresariais, comerciais, comunitárias e políticas, sempre colocando em pauta os compromissos assumidos. Com o bom desempenho em seu primeiro mandato, ganhou a confiança dos paranaenses e foi reeleito em 2018 com 59.192 votos, pelo PSD.

O Hotelier News inicia com essa entrevista com o secretário de Turismo do Paraná, a abertura para se falar com mais abrangência dos destinos brasileiros. Afinal, sempre escolhemos em primeiro lugar o destino para o qual desejamos ir, certo? Bom, para sermos honestos, existem também alguns empreendimentos hoteleiros que são verdadeiros destinos, mas essa é uma outra história. Boa leitura!

Hotelier News: Pode fazer um retrospecto sobre a Hotelaria no Paraná?

Marcio Nunes: Nos últimos anos, a indústria hoteleira no Paraná tem vivenciado um notável desenvolvimento, direcionado tanto para o segmento executivo quanto para o lazer. De acordo com dados estatísticos recentes, o número de turistas internacionais tem experimentado um crescimento substancial, superando os níveis pré-pandêmicos. Este aumento reflete não apenas a recuperação do setor, mas também um crescente interesse na região como destino turístico.

Além disso, o Paraná destaca-se pela presença de resorts de classe mundial, que têm sido consistentemente avaliados entre os primeiros lugares no Brasil em termos de qualidade e satisfação dos hóspedes. Essas avaliações positivas são testemunho do compromisso contínuo do setor hoteleiro paranaense em proporcionar experiências excepcionais aos visitantes, reforçando assim a reputação da região como um destino de hospedagem de excelência.

HN: Na sua opinião, quais são as regiões que podem receber mais empreendimentos hoteleiros?

Marcio Nunes: Os empresários, assim como em todas áreas, optam por locais que têm mais infraestrutura. É preciso ter um bom acesso, ou seja, investimentos em estradas – o que vai melhorar muito agora com os novos contratos com as concessionárias, e também atrativos que despertem nas pessoas a decisão de se hospedar naquele ambiente.
Se o empreendimento for construído próximo a um atrativo natural, por exemplo, que seja conhecido como as Cataratas do Iguaçu, é um ponto positivo. Para isso, estamos trabalhando bastante na promoção dos nossos atrativos e produtos turísticos. Precisamos que os empresários caminhem junto conosco mostrando o potencial do nosso Estado. Só assim teremos um estado conhecido nacional e internacionalmente.

HN: Entrando no assunto do turismo em geral, o estado do Paraná possui grandes atrativos turísticos já conhecidos como Foz, Antonina e Morretes e o parque Vila Velha, o que mais você pode considerar como de grande atratividade?

Marcio Nunes: Eu destaco as belas praias de água doce do Rio Paraná, na região de Porto Rico (Noroeste do Estado), que têm recebido diversos investimentos privados de alto padrão; a Área Especial de Interesse Turístico Angra Doce, na divisa com São Paulo, que também já tem investimentos previstos.

Temos no turismo uma estrutura que se divide em segmentação. São atrativos que estamos trabalhando neste momento, na fase de mapeamento e levantamento de informações sobre esses empreendimentos. O Paraná é um estado muito promissor, é o que mais produz alimentos por metro quadrado e ao mesmo tempo o que mais preserva, e no turismo não é diferente.

Temos muito o que mostrar, mas precisamos organizar isso tudo para que seja bem mostrado. Possuímos diversos atrativos em turismo rural, de aventura, sol e praia, gastronômico, sobre rodas, entre outros que estamos fazendo essa diferenciação para que possamos trabalhar na promoção de forma efetiva.

HN: O turista brasileiro gosta muito de praia, quais são as atrações do litoral paranaense nesse sentido?

Marcio Nunes: Veja, o Litoral está passando por uma grande transformação. As Obras de Recuperação da Orla de Matinhos representam o maior investimento da história do Litoral – com mais de R$ 400 milhões na recuperação total de mais de 6 quilômetros. Neste verão, nessa ultima temporada, percebemos o quanto essas obras impactaram as pessoas e transformaram o turismo no Litoral.

Temos também saindo do papel a Ponte que liga Matinhos a Guaratuba. Uma obra também histórica e emblemática. Diversas obras de melhorias estão transformando nosso litoral não somente para a alta temporada, mas para receber turistas durante todo o ano, melhorando também a vida de quem mora ali.

O Litoral possui parques estaduais que podem ser visitados, uma vasta gastronomia típica, ainda muito predominante com a pesca, principal atividade econômica do Litoral, passeios que levam o turista para lugares paradisíacos, como a Ilha do Mel.

É possível ir de trem para Morretes, em uma viagem pela Grande Reserva da Mata Atlântica, ver golfinhos, se hospedar em ilhas, ou até mesmo ficar nas praias, curtindo a infraestrutura de uma cidade.

HN: Sua gestão está bem forte para a divulgação do estado, qual está sendo a sua estratégia?

Marcio Nunes: A estratégia é do governador, que colocou o turismo na prateleira de cima, ao enxergar que o turismo é uma das atividades mais rentáveis do ponto de vista econômico. É uma forma barata de gerar emprego e renda à população, basta ter um produto e saber vender.

Nós acreditamos que o turismo se faz com história bem contada, infraestrutura, bom atendimento e mão de obra capacitada. Para ajudar os paranaenses a trabalharem com esse ramo, ajudamos a divulgar, na nossa página na internet, a lista de cursos – muitos gratuitos – na área. Acredito muito na capacitação, pois um turista bem atendido e satisfeito é aquele que vai sair daqui e indicar o nosso Estado aos amigos e familiares.

Nosso foco é trabalhar junto com a iniciativa privada para que eles estejam sempre prontos a atender os turistas da melhor forma possível. Somente para se ter uma ideia, o número de turistas internacionais que vieram ao Paraná é 51% maior em 2023 do que o ano de 2022. Isso mostra que estamos conseguindo, dessa forma,

HN: Quais os investimentos de infraestrutura que estão sendo realizados no momento e quais são as próximas inaugurações?

Marcio Nunes: Diversos empreendimentos são abertos o tempo todo. Para se ter uma ideia, em 2023 foram abertas mais de 1 mil empresas com serviços voltados ao turismo no Paraná. Mas um dos maiores empreendimentos que está para ser inaugurado este ano é o Hard Rock Hotel, no Sul do Estado. Um hotel de luxo que vem se somar aos outros cerca de 40 que temos no Estado.

HN: Com o você vê trabalho da divulgação do turismo brasileiro internamente e no exterior?

Marcio Nunes: Nunca ouvimos tanto falar no Paraná como nos dias de hoje. E isso se deve à aproximação e boa relação que o estado está tendo com a iniciativa privada. É assim que conseguimos mostrar o que temos para oferecer e como conseguimos fazer isso chegar ao exterior também. Um governo que não dá voz aos empresários é um governo que não consegue fazer o seu estado evoluir de forma adequada. O governador nos deu carta branca para trabalhar a promoção dos produtos paranaenses de maneira ampla.

HN: Se você fosse o ministro do Turismo, quais ações tomaria?

Marcio Nunes: Acho que o governo federal está no caminho certo, fomentando o turismo interno e promovendo os destinos brasileiros no exterior. É preciso reforçar a imagem do Brasil lá fora e investir em estrutura para criar novos destinos nesse país que é tão grande e tão bonito.

(*) Crédito das imagens: divulgação/SeturPR