O ano de 2023 não foi dos melhores para a hotelaria de Ponta Grossa (PR). De acordo com levantamento do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, o setor encerrou o período com ocupação média de 60%. Em comparação a 2022, o aumento foi de apenas 1%.

“O número poderia ser maior, porém não devemos nos entristecer com ele, já que estamos vendo mais pessoas vindo para cá, seja a lazer ou negócios, o que é ótimo”, pontua Marcelo Amaral, gerente executivo do Convention. A diária média, por sua vez, cresceu 14%.

“Estamos observando esse dado crescer, porém ele precisa ser maior, ainda mais quando analisamos todo o período da pandemia até agora e fazemos um comparativo”, ressalta o gestor da entidade.

Outros dados

No período de 2020, primeiro ano da pandemia, a 2023, o IGP-M acumulado ficou em 53% contra 31% do aumento da diária média. “Ou seja, o preço praticado hoje está abaixo do que deveria estar”, acrescenta Amaral.

Segundo ele, o RevPar da hotelaria de Ponta Grossa também precisa ser incrementado, pois no acumulado de 2019 a 2023, o indicador subiu 36%. Leandro Ribas, presidente do Convention, pontua que a entidade segue monitorando os dados e debatendo ideias com o setor.

Ponta Grossa - Infográfico

 

“Ouvimos nossos associados sobre o que podemos fazer para aumentar a taxa de ocupação e com isso buscamos parceiros, órgãos públicos e entidades do terceiro setor para isso”, comenta. Renato Rodrigues, contador do Convention, diz que há muitos indicadores para dizer se uma empresa está operando no prejuízo, porém o comparativo apresentado para o setor é um alerta. “Se fôssemos analisar um comparativo entre os dois índices de forma isolada, não foi bom o resultado do período”, endossa.

O que dizem os hoteleiros

Claudia Barbur, sócia-diretora do Barbur Center Hotel, destaca que os dados são bons, porém ainda há potencial para melhorar os indicadores da cidade. “Quando comparamos este ano com os anteriores, principalmente no início da pandemia, os números são ótimos, mas podemos melhorar. Ponta Grossa está crescendo, evoluindo em vários setores da economia. Precisamos da união dos empresários, muita divulgação e trabalho”, acrescenta.

Alecsandra Hypólito, gerente do Premium Vila Velha, se disse otimista para este ano. “Para 2024, espera-se aumento significativo no turismo na região, impulsionado pela combinação única de atrativos naturais e grande polo empresarial. A colaboração entre o setor hoteleiro e as empresas locais é fundamental para garantir uma estadia perfeita e promover o desenvolvimento sustentável na região”, explica.

Daniel Wagner, diretor executivo do Planalto Select Hotel e presidente do Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais, diz que os dados demonstram melhoria, mas ainda longe do essencial. Julie Azevedo Rosa, gerente do ibis Ponta Grossa, reforça que 2023 foi um ano desafiador, com muitos feriados prolongados, o que é um problema para o empreendimento, visto que a maioria do público pertence ao segmento corporativo.

“Mas conseguimos fechar o ano com bons resultados e a expectativa para 2024 é muito positiva. Acreditamos em crescimento, seja ele por meio do turismo de negócios e eventos ou de lazer”, diz. Por fim, Glaucia de Melo, gerente do Luds Comfort Hotel, ressalta que 2024 seguirá sendo um ano desafiador, assim como os últimos após a pandemia.

“Custos que disparam a todo momento e concorrência aumentando são fatores que nos tornam mais criativos para sermos sempre competitivos e continuarmos oferecendo nosso melhor aos hóspedes”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Reprodução/CBN Ponta Grossa

(**) Crédito do infográfico: Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau