Perante os desafios de contratação de mão de obra qualificada e, consequentemente, a queda na qualidade dos serviços prestados, a Setur-PR (Secretaria de Estado do Turismo do Paraná) vem apostando na profissionalização do turismo e da hotelaria. Em uma ação conjunta com o Senac-PR e Fecomercio-PR, a pasta abre inscrições para cursos gratuitos em diferentes áreas de atuação do segmento.

Visando habilitar mais pessoas para fomentar a indústria turística no estado, a Setur-PR anuncia a abertura de 4 mil vagas gratuitas de cursos profissionalizantes. No total, serão 27 cursos (23 presenciais e quatro a distância), com cargas horárias que variam de 15 horas a 240 horas, em áreas como Hotelaria, Gastronomia, Eventos, Recepção Turística, Tecnologia, entre outros.

Todos os cursos serão gratuitos e abertos para a comunidade, sendo que cada modalidade tem os próprios requisitos de idade e escolaridade. A ideia é atender pessoas de baixa renda, que recebam até dois salários mínimos mensais.

As primeiras vagas com inscrições já abertas são para os municípios de Curitiba, Guaratuba, Pontal do Paraná, Paranaguá, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Irati, Bom Sucesso do Sul, São Mateus do Sul, Nova Londrina e Porto Rico.

Os cursos fazem parte do programa Turismo em Foco Paraná, ofertados por meio do Programa Senac de Gratuidade. Essa é a segunda oferta do projeto, que em 2022 já qualificou 1,9 mil pessoas em cursos presenciais e à distância.

Setur-PR - capacitação hotelaria - Marcelo Martini

Projeto piloto começa em janeiro, diz o diretor

Projeto piloto de complemento escolar

Marcelo Martini, diretor de Gestão, Sustentabilidade e Inteligência Turística da Setur-PR, explica que uma nova iniciativa reverte a lógica antes adotada pela pasta. “Antes, as vagas eram ofertadas para os profissionais, que começavam o curso até sua inserção no mercado de trabalho. No caso de módulos de 240 horas, por exemplo, o tempo total de capacitação é de seis meses, o que gerava evasão dos estudantes. Muitas vezes, os cursos que começavam com 25 alunos terminavam com cinco”.

Em conversas internas, a Setur-PR buscou alternativas para aproximar o turismo da educação, principalmente em cidades com grande potencial turístico. O projeto, atrelado também a Secretaria de Educação do estado, passou a ofertar as qualificações como parte complementar da grade curricular do ensino médio.

“Hoje, estamos com um projeto piloto com 500 vagas no estado pela Setur-PR, Secretaria de Educação, Senac-PR e Fecomercio-PR. A ideia foi buscar essa mão de obra nos supletivos, de forma que a inserção no mercado de trabalho não atrapalhasse a formação do aluno”, pontua Martini.

Nos novos moldes, o aluno cursa um ano e meio do supletivo, com a possibilidade de fazer cursos voltados para o turismo e hotelaria. “Esses alunos terão que escolher um curso para estudar no período de seis meses, com frequência obrigatória e diploma que será apresentado ao núcleo regional de ensino para retirada do certificado de conclusão do ensino médio”, enfatiza Martini.

O diretor da Setur-PR salienta que, atualmente, o Paraná possui cerca de 40 mil estudantes na modalidade de supletivo. O projeto busca abranger 300 municípios no estado em regiões consolidadas ou em fase de desenvolvimento turístico.

“Neste projeto, faremos o inverso. Primeiro abriremos as vagas para depois ofertar os cursos. Nossa expectativa é capacitar 3 mil pessoas a cada semestre de forma gratuita para compor a mão de obra do turismo e hotelaria no Paraná. Estamos finalizando os últimos detalhes, com termos de cooperação”, revela Martini.

As qualificações mais longas, de 240 horas, serão iniciadas em janeiro de 2024 para os alunos de supletivo, todas em formato presencial. As aulas serão ministradas pelo corpo docente do Senac-PR.

“Também está nos planos construir um banco de talentos para consulta das empresas. Vamos seguir as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) mediante autorização dos profissionais qualificados, com o currículo dos alunos formados pela Setur-PR que estejam habilitados para atuar no setor”, finaliza Martini.

Em caso de dúvidas, contatar a Coordenação de Qualificação da Setur-PR pelo telefone 41 3304-7097.

As inscrições são totalmente gratuitas e poderão ser realizadas pelos sites https://www.pr.senac.br/turismoemfoco e https://www.pr.senac.br/turismoemfocoEAD.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Setur-PR