Com um longo ano pela frente, é natural que as redes hoteleiras realizem encontros para comemorar resultados anteriores e alinhar estratégias para o futuro. É o caso do Louvre Hotels Group-Brazil, que reuniu suas principais lideranças em um encontro nacional, no hotel Royal Tulip JP Ribeirão Preto (SP). O grupo, que já havia divulgado os resultados de 2022, promoveu um evento de cinco dias, nomeado Novos desafios, novas estratégias. Rumo ao crescimento sustentável que contou com a participação de mais de 80 colaboradores de diferentes níveis.

Com a participação da diretoria, gerentes corporativos e gerais, controllers e equipe comercial, a Louvre revelou diversos indicadores positivos. Entre eles, o crescimento anual de 303% de Ebitda, 43% de receita de hospedagem e 108% de lucro operacional bruto. Os empreendimentos da rede também apresentaram crescimento de 10% em receita direta, frente ao ano anterior.

Para isso, 80% dos hotéis encerraram o ano em primeiro ou segundo lugar em suas respectivas cestas competitivas e RevPar de 10 p.p. (pontos percentuais) acima do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil). Contribuindo para tal desempenho, a os empreendimentos realizaram mais de 3 mil eventos e assinaram mais de 500 novos contratos corporativos.

“Foi um encontro memorável para comemorar os resultados impressionantes alcançados pelo Grupo em 2022 e, também, para começar a traçar as estratégias de 2023”, comenta Paulo Michel, CEO da Louvre no Brasil. “A rede fechou 2022 com 15 hotéis em operação e mais quatro contratos assinados, consolidando os modelos contratuais entre Administração Hoteleira, Licenciamento de Marca com ou sem Suporte Comercial e Multi-Propriedade”, comemora o executivo.

Reputação, ESG e premiação

Recentemente, a Louvre hotels tem reforçado suas atuações no que diz respeito à agenda ESG. A pauta, que foi tema do encontro, será foco da rede nos próximos anos. Até então, o grupo celebrou algumas conquistas, como a redução de 1,1 toneladas de plástico que deixou de ser descartado na natureza após a troca de amenidades individuais por dispensers. Outras práticas também foram implementadas, como água de reuso, carregadores de carros elétricos e redução de papel nos hotéis e no escritório corporativo.

No que tange à responsabilidade social, a iniciativa Pedido Solidário já arrecadou e doou mais de R$ 50 mil para apoiar projetos sociais por todo o país. A rede espera ampliar ainda mais a ação. 

Na ocasião, os executivos da matriz francesa Nicolas Monceau, Andreas Tscherning e Alexandre Prieur também compartilharam conquistas e resultados globais e aplicaram workshops para toda a equipe.

A rede ainda comemorou a conquista de reputação “Excelente” na plataforma TrustYou – que reúne avaliações online de diversos websites, como OTAs, TripAdvisor, Google e outros, além da aprovação de todos os hotéis nas auditorias internas e externas. Além disso, o hotel Royal Tulip Brasília Alvorada foi reconhecido e premiado no desafio global do Programa de Fidelidade Flavours Instant Benefit como o unidade que mais conquistou novos membros para o programa durante o período da competição, entre todos os empreendimentos da rede no mundo.

“Terminamos 2022 com dados positivos importantíssimos e que posicionam o Grupo em um patamar de destaque no cenário do turismo brasileiro”, salienta Michel. “Nada mais justo que iniciar 2023 com o pé direito, celebrando o sucesso de 2022, sobretudo, após quase três anos muito desafiadores para os setores turístico e hoteleiro. Para 2023, nossa perspectiva é superar todas essas metas e finalizar o período com resultados ainda mais impactantes”, finaliza.

(*) Crédito da foto de Paulo Michel: Divulgação / Louvre Hotels Group-Brazil