Após encerrar 2022 com alta nos principais indicadores hoteleiros e financeiros, a Louvre Hotels Group-Brazil começa 2023 com foco na agenda ESG (Environmental, Social and Governance). A intenção, segundo a empresa, é garantir condições para o crescimento orgânico e um local de trabalho sadio para colaboradores, hóspedes e seus entornos. Para isso, o grupo implementou um comitê multidisciplinar, cujas primeiras iniciativas já impactaram positivamente o quadro de funcionários e o meio ambiente.

Para Thais Mesquita, líder do projeto de ESG da Louvre Hotels Group-Brazil, o desenvolvimento positivo se torna ainda mais notável quando é analisado o atual contexto dos segmentos de turismo e meio ambiente. “A pandemia trouxe novas formas de gerenciar o negócio hoteleiro, assunto já consolidado no setor”, pontua a executiva.

 “O ganho em produtividade foi alto, beneficiando os hotéis e hóspedes, mas alguns procedimentos acabaram impactando as ações ambientais e, principalmente, a capacitação da mão de obra, pautas que, agora, precisam ser repensadas”, continua. “Aumento de plásticos e embalagens descartáveis, turnover elevado, tratamento de resíduos, tudo isso, agora, faz com que os hoteleiros busquem soluções mais amigáveis e com mais impactos positivos”, complementa Thais.

Governança

Uma das iniciativas implementadas pelo comitê multidisciplinar foi a ampliação da atuação do executivo Sérgio dos Santos, responsável pela área de Gestão de Pessoas. Segundo ele, o crescimento orgânico da rede impactou diretamente no bem-estar dos colaboradores. “Ao longo de 2022, tivemos um incremento de 35% na quantidade de treinamentos para todas as funções, impactando 800 funcionários, desde camareiras até gerentes gerais e diretores”, informa.

“O resultado foi uma das mais baixas taxas de turnover do mercado – de apenas 2,5% dos colaboradores – e a certificação Great Place to Work, pelo segundo ano consecutivo, com 84% em excelência”, revela Santos. “Outros pontos importantes, diretamente ligados ao bolso, foram os reajustes dos benefícios, diante da inflação que voltou à cena, em 2022. E no caminho desse crescimento orgânico, mais de 80 pessoas foram promovidas, o que corresponde a cerca de 10% do quadro de funcionários”, complementa.

Meio Ambiente

Em relação à responsabilidade socioambiental, a Louvre Hotels unificou os diversos projetos apoiados por cada unidade, por meio do Pedido Solidário. A iniciativa arrecadou mais de R$ 40 mil em menos de seis meses para benefício de seis ONGs, o que garantiu o prêmio Corintho Falcão  pela ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro).

O programa, que exigiu negociação com fornecedores e engajamento das equipes, contava com os pilares educação, saúde, assistência social e esporte. “Algumas cidades já possuem ações com forte atuação nessas vertentes. Assim, buscamos complementar outras instituições, por meio de outras formas de apoio. Em Vitória (ES), por exemplo, escolhemos o esporte e, assim, iniciamos a busca da associação e da verificação, e em cada mês, é feita a prestação de contas, com impacto muito positivo”, conta Thais.

Além disso, a rede também implementou a política de papel zero, que se estenderá por dois anos para redução do uso de papel não reciclado. Todos os processos corporativos já estão digitalizados e, nos hotéis, além do QR Code, os hóspedes são incentivados a usar o aplicativo, que oferece opções diferentes dos cardápios impressos.

“Com padrões internacionais e preocupados com a segurança, desenvolver dispensers para banheiros seguros foi uma preocupação”, revela Thais. “Hoje, 100% dos hotéis já eliminaram os tradicionais amenities descartáveis, o que gerou redução de uma tonelada de plástico, que seriam descartados na natureza com a troca dos produtos individuais pelos dispensers de sabonete, shampoo e condicionador”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação / Louvre Hotels