Duas das maiores empresas de hospitalidade e tecnologia da China trabalharão juntas para impulsionar a inovação na indústria hoteleira do país. A Jin Jiang , estatal de turismo e hospitalidade sediada em Xangai com mais de 8 mil propriedades em todo o condado, e Tencent, o conglomerado de tecnologia que possui o WeChat e dezenas de outros serviços e produtos relacionados à Internet, deram início a um projeto multifacetado que visa acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias para atender a indústria de viagens.

De acordo com a Phocuswire, as duas empresas criaram um banco API aberto, ou iPaaS (plataforma de integração como serviço), que torna muito mais rápido e fácil para as empresas SaaS se conectarem a sistemas de gestão de propriedades de hotéis, dispositivos IoT e outras soluções.

Lio Chen, vice-presidente sênior da Jin Jiang Innovation Center, diz que a Tencent expressou interesse em usar um sistema iPaaS em setores verticais, mas hesitou em experimentá-lo na área de hospitalidade por causa das preocupações de uma indústria que está atrasada quando se trata de inovação.

“Não é diferente do mercado dos Estados Unidos, onde a indústria de hospitalidade é notoriamente lenta. Temos a mesma situação aqui. Isso cria uma má reputação no mercado ”, diz Chen.

Jin Jang: pool de statups

Para persuadir a Tencent a fazer da hospitalidade sua primeira vertical para o iPaaS, a Jin Jiang também está lançando um acelerador que criará um pool de startups para usar a plataforma para testar soluções em seu portfólio de marcas na China.

O acelerador fez um teste de lote zero neste outono e começará oficialmente em março, com a Jin Jiang e Tencent trabalhando juntas para identificar cinco empresas a cada seis meses para criar soluções em áreas como pagamentos, IoT, sustentabilidade e voz.

Essas startups usarão o sistema iPaaS para integração com os sistemas hoteleiros de Jin Jiang, reduzindo o tempo, a complexidade e o custo da startup para testar sua solução.

“Existem muitas empresas de software que calculam seu custo de oportunidade com muito cuidado, então, se elas pensam que entrar em hospitalidade levará três meses, em comparação com a indústria financeira, que levaria um mês, então, obviamente, elas vão gastar a maior parte de seus recursos na área financeira”, diz Chen.

“Ter um iPaaS é uma maneira de reduzir sua barreira de entrada, para que eles não vejam a hospitalidade como um dinossauro em comparação com outras indústrias. Estamos tentando mudar essa imagem lenta, mas seguramente”, acrescenta o executivo. Chen sainda salienta que o tamanho da Jin Jiang também é uma vantagem.

E embora o investimento não seja garantido para os participantes da aceleradora, Chen diz que tem esperança de que a Tencent, que investe bilhões por meio de seu braço de capital de risco corporativo, encontre algumas oportunidades atraentes.

Junto com o acelerador e o sistema iPaaS, a Jin Jiang anunciou planos para hospedar um hackathon em setembro de 2022 em seu Centro de Inovação Global em Xangai.

(*) Crédito da foto: reprodução/Phocuswire