O retorno dos chineses ao mercado de turismo global, avanço de tecnologias de IA (Inteligência Artificial) e aumento de demanda foram algumas das previsões para o setor de viagens em 2023. Bem, na reta final do ano, o turismo reavalia os últimos 12 meses para entender se as projeções de concretizaram.

A pergunta que fica é: os especialistas do setor estavam certos? O PhocusWire analisou algumas tendências que surgiram ao final de 2022 e outras que talvez estejam um pouco à frente da realidade que vivemos atualmente.

O primeiro ano sem restrições da Covid-19 parecia distante, ainda que muitas limitações estivessem em rigor na China. Com maior flexibilização de viagens a partir de janeiro, o mundo aguardava ansiosamente o retorno dos turistas chineses — uma vez que seus 155 milhões de viajantes gastaram nada menos que R$ 250 bilhões fora do país em 2019.

Ainda que essa parcela de público tenha retomado suas rotinas de viagens, o massivo retorno dos chineses ao turismo não foi dentro do esperado. A falta de capacidade aérea e os desafios em termos de vistos contribuíram, enquanto vários inquéritos sugerem que preocupações de segurança e voos dispendiosos também limitaram o número de viajantes do país que partem para o estrangeiro.

Muitos países que dependem de viajantes da China preveem agora que 2024 será o ano da recuperação, com o Grupo Trip.com otimista para uma retomada das viagens regulares em meados do próximo ano. Há até previsões de que o turismo emissor da nação asiática poderá atingir 180 milhões no ano que vem , representando um aumento de 20% em relação aos níveis pré-pandemia.

Demanda crescente

Embora os chineses não tenham regressado em massa, a procura dos turistas do Ocidente e de outras partes do mundo disparou. A desaceleração prevista no volume de viajantes, com os consumidores ficando mais perto de casa e diminuindo as opções de alojamento, não se concretizou. Isto significou preços recordes para os clientes e lucros elevados para grupos hoteleiros e companhias aéreas. A maioria dos fornecedores – hotéis, empresas aéreas e agências de viagens online – afirma que não há sinais de redução da demanda.

Desenvolvimento digital

A crescente procura levou a um maior reconhecimento da necessidade de utilizar a tecnologia para melhorar a experiência, impulsionar a eficiência e preencher lacunas criadas pela escassez de mã de obra na indústria. Algumas companhias aéreas e aeroportos fizeram melhorias na busca por uma viagem perfeita para os passageiros, enquanto os hotéis estão usando seus aplicativos móveis para um número cada vez maior de serviços.

As previsões em torno da utilização da verificação de identidade digital em hotéis continuam a ser promissoras, com uma série de iniciativas em curso, mas talvez esta seja uma tendência que provavelmente se manifestará na aviação antes de se consolidar no segmento de hospedagens. Uma outra previsão em torno da ascensão dos robôs também não se consolidou completamente.

Outras previsões de tecnologia  em torno do amadurecimento das aplicações blockchain de viagens se tornaram realidade com o trabalho de Blockskye com Kayak e PwC usado como o principal desenvolvimento para apoiar esta tendência. Enquanto isso, hotéis e companhias aéreas continuam a encontrar maneiras interessantes de usar tokens não fungíveis, mas o metaverso, uma palavra da moda em 2022, quase não foi mencionado este ano.

A adoção de pagamentos digitais tanto pelos consumidores como no mundo B2B está, como previsto, em ascensão. Os desenvolvimentos em torno dos departamento financeiro, tanto de startups como de empresas estabelecidas, concebidos para eliminar atritos para todas as partes, continuam a aumentar a eficiência e a reduzir custos.

(*) Crédito da foto: evadarron/Unsplash