O ano passado, definitivamente, foi de bons números para a Wyndham Hotels & Resorts. Isso porque a rede fechou 2022 com um pipeline de mais de 1,7 mil hotéis em desenvolvimento (219 mil quartos). O resultado representa crescimento de 12% frente ao ano anterior, e incremento de 34% no mercado doméstico dos EUA, aponta o Top Hotel News. Em 31 de dezembro, o sistema da empresa contava com 842,5 mil acomodações, expansão de 4% na mesma base comparativa.

Os números divulgados também mostram que aproximadamente 73% dos empreendimentos da rede, que visa dar continuidade aos bons resultados em 2023, estão no segmento de midscale. Além disso, cerca de 60% do portfólio de projetos hoteleiros da empresa são internacionais e mais de 80% dizem respeito a novas construções, das quais 36% já foram iniciadas.

No ano passado, a Wyndham assinou 882 novos contratos. O número é equivalente a mais de três por dia útil e representa incremento de 35% em relação aos 655 assinados em 2021. O pipeline inclui 170 novos contratos para a marca Echo Suites Extend Stay by Wyndham, lançada em março de 2022.

Crescimento contínuo

Geoffrey A. Ballotti, presidente e CEO da Wyndham, declarou que o pipeline da empresa aumentou pelo décimo trimestre consecutivo, refletindo o interesse robusto do desenvolvedor nas marcas da rede, tanto para conversão, quanto para novas oportunidades de construção.

“Dada a recuperação contínua da ocupação em todo o mundo e o crescimento dos negócios de infraestrutura em 2023, estamos entusiasmados com as oportunidades que temos pela frente e nossa capacidade de agregar valor excepcional aos nossos acionais, hóspedes, franqueados e membros da equipe”, destaca.

“O número de contratos domésticos assinados no quarto trimestre foi 40% maior do que o que concedemos no ano passado e quase 90% superior em relação ao mesmo período de 2019. No ano inteiro, assinamos 563 contratos nos EUA, adicionando 62 mil quartos ao pipeline, quase o dobro do registrado em 2019 e 65% a mais frente a 2021”, complementa o executivo.

Durante 2022, as execuções de construções domésticas da Wyndham nos EUA aumentaram 130% no recorte anual, enquanto as execuções de conversão tiveram incremento de 30% no comparativo com 2021. “Os desenvolvedores estão selecionando as novas ofertas de construção da Wyndham agora mais do que nunca”, ressalta Ballotti.

No período, a marca econômica Microtel adicionou 2,2 mil quartos ao pipeline, enquanto a bandeira midscale Wyndham Garden responde por 1,3 mil novas UHs. Ambos os resultados obtidos de novas construções. As execuções domésticas de novas construções aumentaram 95% no quarto trimestre do ano passado. Nos últimos três meses do ano, a Wyndham assinou outros 50 contratos da marca Echo Suites.

“Isso torna a Echo a nova marca com crescimento mais rápido da indústria hoteleira em 2022. Esperamos abrir nosso primeiro Echo Suites by Wyndham ainda neste ano, em que iniciaremos outras duas dúzias de empreendimentos da marca”, endossa o CEO da rede..

Por fim, o crescimento internacional da rede superou o doméstico, com o total global crescendo 9%, indo de 319,5 mil para 348,7 mil quartos, enquanto o portfólio doméstico cresceu 1%, saltando de 490,6 mil para 493,8 mil acomodações. O incremento do pipeline foi acompanhado de alta no RevPar, principalmente nas categorias midscale e upscale nos EUA e nas franquias na China, que cresceram 4% e 10%, respectivamente.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Wyndham Hotels & Resorts