O cenário já havia sido anunciado: com a pandemia ficando no retrovisor, as demandas, hora ou outra, começariam a minguar. E a desaceleração do turismo não é uma exclusividade do mercado brasileiro, mas um sintoma global sentido por grandes redes hoteleiras. Panorama que Elie Maalouf, CEO do IHG Hotels & Resorts reforçou em entrevista recente ao portal CNBC.

Trunfo durante a retomada do setor, as viagens de vingança  não serão mais a carta na manga do turismo. Maalouf  observou que essa parcela de viajantes vem diminuindo, contudo, a última atualização trimestral do IHG sugere que a demanda permanece robusta.

“As pessoas começaram a viajar realmente no final de 2020, à medida que as restrições começaram a diminuir”, disse o CEO. “Portanto, já superamos as viagens de vingança – mesmo na China”, acrescentou.

O relatório do terceiro trimestre do IHG, publicado na sexta-feira (20), mostrou que o RevPar subiu 10,5% em comparação com o terceiro trimestre de 2022 e quase 13% em comparação com o igual período de 2019. Apesar de uma queda de 3% na receita por quarto disponível em grandes cidades chinesas, que dependem de viajantes internacionais, a perspectiva global é positiva.

No mesmo período, os hotéis da rede alcançaram uma taxa de ocupação de 72%, ficando apenas 1% abaixo dos níveis pré-pandêmicos. As tarifas médias dos quartos aumentaram substancialmente em comparação com 2019, com um crescimento de quase 6% na Grande China, 15% nas Américas e 24% na região da Europa, Oriente Médio e África, e Ásia. No entanto, é importante observar que esses aumentos tarifários ainda estão abaixo da taxa de inflação, conforme observado por Maalouf.

“Acreditamos que estamos em um lugar sustentável. Nossas reservas para grupos e reuniões corporativas de 2024 em diante são as mais fortes que vimos em muito tempo”, destacou o executivo. “Estamos satisfeitos com a demanda que vemos por parte dos viajantes e esperamos que continue”.

Outros dados

O IHG abriu 50 hotéis, que representaram um acréscimo de cerca de 7,7 mil quartos ao portfólio da rede, de julho a setembro. A empresa opera atualmente mais de 6,2 mil propriedades em todo o mundo, e tem outros 1,9 mil em andamento.

“Estamos vendo crescimento em todas as nossas marcas, em todos os nossos negócios e em todas as nossas regiões”, afirmou o CEO. ” A população de classe média e o crescimento do PIB estão se deslocando mais para o Sudeste Asiático, Ásia Central, China. É por isso que estamos muito comprometidos com esta região”, finalizou.

(*) Crédito da foto: Divulgação/IHG Hotels & Resorts