Os bons ventos seguem soprando a favor do IHG Hotels & Resorts. Com a entrada do segundo semestre, a rede conseguiu manter seus indicadores em linha de crescimento, de acordo com dados de performance do terceiro trimestre, encerrado em setembro. O destaque vai, novamente, para o RevPar, que seguiu aquecido em todas as regiões analisadas.

Globalmente falando, o RevPar da rede subiu 10,5% em relação ao terceiro trimestre de 2022, e 12,8% frente ao mesmo período em 2019. Nas Américas, o indicador teve incremento de 4,1% no comparativo com o ano passado, enquanto a EMEAA (Europa, Oriente Médio e África) registrou alta de 15,9%, e a Grande China, 43,2%, na mesma base comparativa.

Já a diária média apresentou variação positiva de 4,1% no terceiro trimestre de 2023 frente ao mesmo período em 2022, e de 14,8% no comparativo com 2019. Por fim, a ocupação subiu 4,1% em relação ao ano passado e 1,3% em relação ao período pré-pandemia.

“A procura de viagens manteve-se muito saudável durante o trimestre e gostaria de agradecer a todas as nossas equipas por apoiarem outro período comercial forte. O RevPAR do terceiro trimestre aumentou 10% em relação a 2022 e 13% em relação a 2019, representando o quinto trimestre de melhoria sequencial superando os máximos pré-pandemia”, comentou Elie Maalouf, CEO do IHG.

“A Grande China continuou a sua excelente recuperação com RevPar agora acima de 2019, que as Américas alcançaram no segundo trimestre do ano passado e a EMEAA no quarto trimestre”, acrescentou o executivo. “A ocupação de toda a rede foi de 72%, apenas um ponto percentual atrás de 2019, o que confirma ainda mais o regresso quase completo aos níveis de procura pré-Covid. Os preços permaneceram muito robustos. Além do crescimento anual do RevPar em cada uma de nossas três regiões, também foi agradável ver o crescimento da receita de quartos para viagens de lazer, negócios e viagens em grupo”, enfatizou o CEO.

Pipeline

O crescimento líquido do portfólio do IHG no terceiro trimestre foi de 4,7% em relação ao ano anterior e de 2,0% no acumulado de 2023, excluindo Iberostar, com alta de 2,9% no comparativo anual. No período, a rede abriu 7,7 mil UHs, totalizando 50 hotéis.

O sistema global da rede conta com 930 mil quartos (6.261 hotéis); 67% noas categorias de médio porte, e 33% nos segmentos de luxo. No total, foram 16,8 mil quartos assinados (123 hotéis) no terceiro trimestre, crescimento de 27% versus 2022; pipeline global de 292 mil quartos (1.978 hotéis), incremento de 5,1% em relação ao ano anterior.

“Abrimos quase 8 mil quartos em 50 hotéis no trimestre e adicionamos 17 mil UHs ao nosso pipeline em 123 propriedades. No acumulado do ano, as contratações aumentaram 16%. Refletindo a amplitude e atratividade do nosso portfólio, as conversões mais rápidas para o mercado cresceram este ano, representando mais de um terço das aberturas e contratações”, salientou Maalouf.

“Em breve, isso será ainda mais impulsionado pela nossa nova marca de conversão de médio porte, Garner, que ficou pronta para franquia em setembro. Houve um bom progresso de desenvolvimento em todas as nossas categorias, e nossas seis marcas de luxo e lifestyle continuam a representar uma proporção crescente do IHG, com mais de 800 hotéis abertos e em pipeline nessa categoria”, finaliza o CEO.

(*) Crédito da foto: Divulgação/IHG Hotels & Resorts