Até 2033 a Accor e a Jin Jiang International Hotels trabalharão juntas para o desenvolvimento de práticas sustentáveis no setor hoteleiro. O acordo, formalizado na semana passada em Pequim, abrange construções, operações e financiamentos na indústria de hospedagens.

Segundo divulgado pelo Skift, a assinatura do documento foi feita durante o Conselho de Empresários China-França. A ocasião coincidiu com a visita do presidente francês Emmanuel Macron, que esteve no país asiático acompanhado por Guillaume Faury — CEO da Airbus.

O objetivo principal da parceria é promover e impulsionar transformações sustentáveis ​​em toda a indústria hoteleira, além de reduzir as emissões de carbono no setor. As empresas visam mitigar custos de serviços públicos, como água e eletricidade, em 10% e o desperdício de alimentos em 30% até 2030.

O acordo entre os grupos ainda visa fomentar potenciais oportunidades de cooperação empresarial em financiamentos verdes.

Ações previstas

A parceria pode ser nova, mas a relação entre as empresas é de longa data. A Jin Jiang também detém cerca de 12% da Accor e é um de seus maiores acionistas individuais. No ano passado, o grupo chinês tentou aumentar sua participação na rede francesa, mas sem sucesso.

Ambos os grupos expressaram a intenção de atingir o pico de emissões de carbono até 2030 e se tornar carbono neutro até 2060, de acordo com a Accor.

O grupo chinês também lançará o programa de treinamento sustentável da rede francesa, a School for Change. A iniciativa, anunciada pela Accor no ano passado, prevê uma abordagem construtiva para realizar ações de impacto positivo.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor