Em fase de reestruturação, a Accor coloca a Responsabilidade Social Corporativa no centro de sua estratégia. Reforçando seu compromisso com o meio ambiente, a rede francesa lançou um programa de treinamento global focado em desenvolvimento sustentável. Desta forma, o grupo utiliza talentos e capacidades dos colaboradores em uma abordagem contributiva para fomentar ações de impacto positivo.

A rede traçou um conjunto de objetivos não financeiros, colocando a agenda ESG como uma de suas prioridades. O lançamento do School For Change visa aumentar a conscientização dos funcionários sobre os desafios do desenvolvimento sustentável, diretamente relacionado à remuneração variável de suas equipes corporativas.

Brune Poirson, Chief Sustainability Officer, afirma que a Accor pretende colocar a proteção ambiental no centro de seu modelo de negócios. “Para garantir que essa transformação seja bem-sucedida, a Accor está lançando um extenso e inovador programa de treinamento focado em desafios ambientais e direcionado a todos os funcionários em todo o mundo. Esta capacitação permitirá que cada funcionário obtenha uma sólida base de conhecimento científico sobre o que precisa ser feito para proteger o meio ambiente. Estamos orgulhosos de lançar este passo essencial na nossa transformação para uma hospitalidade mais sustentável”.

O programa de treinamento permite que os colaboradores tenham acesso a uma plataforma de conteúdos com fundamentos das alterações climáticas para melhorar a compreensão sobre os impactos na biodiversidade e comunidades, bem como o compartilhamento de soluções para mudanças positivas.

O curso possui duração de aproximadamente quatro horas e faz parte das metas anuais de todos os funcionários da matriz, dos quais 90% terão concluído esse treinamento até o final de 2022.

“Esse treinamento mostra o quanto a Accor dá importância para a sustentabilidade em suas operações, transferindo conhecimento a todos os colaboradores ao redor do mundo sobre as questões que deixam o planeta mais vulnerável e como podemos contribuir, na prática, para a sua proteção”, acrescenta Antonietta Varlese, vice-presidente sênior de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade Accor América do Sul.

Estratégia de sustentabilidade

Desde o ano passado, a Accor vem atualizando sua estratégia de sustentabilidade, que visa monitorar essas mudanças e transformá-las em vantagens competitivas. A rede também foi uma das pioneiras no compromisso da adoção de políticas Net Zero, eliminando emissões diretas, do próprio negócio, e indiretas, de toda a cadeia de clientes e fornecedores até 2050. O grupo ainda é membro da Business Ambition for 1.5°C e busca reduzir em até 50% das emissões atmosféricas até 2030.

A meta inclui também eliminar todos os itens de plástico de uso único da experiência do hóspede até o final de 2022. Os hotéis da rede estão engajados nesta implantação, que demanda esforço interno e das cadeias de suprimentos.

“Temos ainda o projeto de Food Waste, que é focado na redução do desperdício de alimentos, com a meta de reduzir em 30% o desperdício nos hotéis e operações de A&B até o final deste ano. Essa estratégia se conecta com a redução de emissões atmosféricas, uma vez que grande parte das emissões da cadeia produtiva estão relacionadas à produção, transporte e consumo de alimentos e bebidas”, explica João Dias, gerente de Sustentabilidade Accor América do Sul.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor