Não é de hoje que a Accor vem passando por reestruturações internas, visando simplificar processos, tornar a tomada de decisão mais ágil e capitalizar a transformação da empresa dos últimos anos. Um bom exemplo foi a reformulação de seus cargos de liderança centrais, em setembro de 2020. Em mais um passo rumo à nova fase, a rede hoteleira passa a operar em torno de duas divisões de negócios dedicadas.

Com um portfólio de marcas que abrange todos os segmentos hoteleiros, do econômico ao luxo, a Accor procura fortalecer seu know-how, acelerar o crescimento e melhorar sua rentabilidade. Sendo assim, a rede francesa passará a focar em duas estruturas com expertises distintas e diferenciadas, alavancando seu desempenho operacional e financeiro.

A partir de 1º de outubro, a Accor será reestruturada em:

Divisão Economy, Midscale & Premium: compreende as marcas ibis, Novotel, Mercure, Swissôtel, Mövenpick e Pullman, abrangendo 4.816 hotéis em todo o mundo e 948 novas propriedades em desenvolvimento.

Essa divisão incorporará posições de liderança na Europa, América Latina, Ásia-Pacífico e Oriente Médio e será estruturada em quatro sedes regionais baseadas em Paris, São Paulo, Cingapura e Xangai. A estratégia será focada na aceleração do desenvolvimento da rede por meio de franquias e rejuvenescimento de marcas.

Divisão de Luxury & Lifestyle: reúne as bandeiras de luxo da Accor, bem como os hotéis de lifestyle da Enniesmore, abrangendo no total 488 propriedades no mundo todo e 266 empreendimentos em desenvolvimento. A divisão será estruturada em quatro marcas pilares: Raffles & Orient Express, Fairmont, Sofitel & MGallery e Ennismore.

O principal objetivo será reforçar as identidades das marcas, apostando em pessoas e selecionando localidades de destaque no segmento, além de experiências para hóspedes.

Accor - sébastien bazin

Bazin segue no comando da rede

Renovação de contrato

A reestruturação da empresa também levará em conta estratégias e trajetórias de crescimento bem definidas e adaptadas às expectativas dos hóspedes e proprietários. A Accor oferecerá aos parceiros e investidores um modelo transparente para cada linha de negócios.

“Mudar nossa estrutura organizacional é um passo natural na mudança iniciada há vários anos, que transformou a Accor em um grupo ativo-light, mais ágil e eficiente, com perfil global e que tornar-se um player chave em Luxo e Lifestyle”, comenta Sébastien Bazin, CEO da rede. “Ao evoluir de um modelo generalista para um modelo multiespecialista, nosso objetivo é melhorar ainda mais o apelo da Accor aos olhos de talentos, proprietários, parceiros e investidores. Capitalizamos nossas posições de liderança para acelerar nosso desenvolvimento, focar melhor os talentos e conhecimentos e melhorar nosso desempenho”, completa.

Para apoiar a implementação e garantir a reestruturação, o Conselho de Administração da Accor confirmou seu apoio à liderança do grupo e decidiu por unanimidade propor a renovação de Sébastien Bazin como presidente e CEO na próxima Assembleia Geral Ordinária convocada para apresentar os demonstrativos financeiros.

“Gostaria de agradecer ao Conselho de Administração por sua confiança renovada e seguirei minha missão de servir o grupo e seus stakeholders com determinação e entusiasmo”, finaliza Bazin.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor