O Fórum de Hotelaria e Turismo, uma iniciativa da ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – setor Bahia), iniciou a sua programação hoje (22) pela manhã no Fiesta Convention Center, na capital baiana.

No discurso de abertura, Glicério Lemos, presidente da entidade, ressaltou as dificuldades enfrentadas pelo destino no exercício do Turismo, que reflete diretamente no desempenho da cadeira hoteleira e transmitiu otimismo para os próximos anos. "Chegamos a este fórum vivendo uma nova fase em nosso destino. Passamos por momentos difíceis onde toda a hotelaria vivenciou muitas dificuldades, com cerca de 20 hotéis fechando nos últimos anos. Tivemos de começar do zero promovendo, nos unindo e divulgando o destino em vários polos emissores por meio de Roadshows. Já temos uma percepção que esta temporada será positiva. Temos muito otimismo para dias melhores, principalmente pelo anúncio da construção do novo centro de convenções da cidade", afirmou Lemos.

Para Claudio Tinoco, secretário de Cultura e Turismo da Bahia, a crise vivenciada pelo destino serviu como mola propulsora da união entre os empreendedores da hotelaria em prol de melhorias e avanços para o turismo da capital. 

"Há três anos Salvador vem presenciando uma queda da taxa de ocupação hoteleira. Isso incomoda a todos, inclusive ao senhor prefeito da cidade. É claro que a cidade vem também reagindo, requalificando-se de forma significativa, sobretudo no que diz respeito a atrativos turísticos importantes como a orla de Salvador, os novos equipamentos culturais e turísticos e uma série de eventos que compõem uma nova plataforma de eventos para o destino que não mais depende exclusivamente do Carnaval", pontuou o secretário.

O discurso de Tinoco também foi marcado pela importância do Centro de Convenções para a captação de eventos e bom desempenho hoteleiro do destino, condições do aeroporto e a promoção do destino em outros continentes. "Temos fatores externos que vieram ao longo desses três anos, impedindo o nosso crescimento. Entre eles, a conjuntura econômica, que atingiu Salvador de forma mais drástica com a perda de um equipamento importante que é o Centro de Convenções. Antes mesmo de ser secretário, estive ao lado da ABIH defendendo a sua reabertura, a sua reforma e a condição de manutenção do espaço. Também temos problemas sérios com o Aeroporto de Salvador. Ainda ontem chegamos de Madri e não vimos um agente sequer no setor alfandegário. Temos de ter um equipamento digno da capital Salvador. Outro aspecto é a promoção do destino, que carece de um alcance internacional. O ministro do Turismo Marx Beltrão e o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, lutam para modificar a estrutura organizacional e institucional para a captação de recursos para a promoção internacional. Quando fazemos viagens internacionais para conversar com empresários, investidores, operadores, entre outros, ficamos constrangidos. Porque o que está sendo pautado internacionalmente é a crise política, é a crise econômica e a violência, esta citada durante uma conversa por um presidente de uma importante rede hoteleira", alertou o secretário.

O novo Centro de Convenções de Salvador já está com o início de suas obras programado para março de 2018, com previsão de inauguração em 2019.

O evento percorrerá o dia com diversas palestras e painéis relevantes à indústria da hotelaria. Participam, entre outros nomes de peso da indústria, Dilson Jatahy Fonseca , presidente da ABIH Nacional, Gabriela Otto, da GO Associados e Paulo Salvador, ex-Intercity e atual diretor da TravelClick. Peter Kutuchian, editor e publisher do Hôtelier News, media o primeiro dos painéis da programação.

Programação

8h – Credenciamento
8h45 – Abertura
9h20 – Painel Inovação e Sustentabilidade, com Eduardo Eubank (Pousada Pluvial), Claudio Tinoco (Secult), Ana Cassiópia Barreto (Célula de Negócios, BNB) e mediação de Peter Kutuchian (Hôtelier News)
10h20 – Coffee Break
10h35 – Palestra Plataformas Digitais, com Dilson Jatahy Fonseca (ABIH Nacional)
11h – Palestra As Perspectivas da Hotelaria Brasileira para 2018, com Orlando de Souza (FOHB)
11h45 – Palestra Seguro Turismo, com Rodrigo Jerez, Chubb Seguradora
12h – Almoço Livre
14h – Painel Centro de Convenções e o Impacto no Turismo de Salvador, com Paulo Gaudenzi (Salvador Destination), Glicério Lemos (ABIH-BA), Luciane Leite (Reed Exhibitions) e mediação de Silvana Gomes (Ifah Consulting)
14h30 – Palestra Motivação, o combustível dos vencedores, com Antônio Pedreira
15h15 – Palestra Gatilhos Subliminares de Conversão para Hotéise Pousadas, com Allessandro Canela (Beeweb e SelfHotel)
15h30 – Palestra Gás Natural para a Hotelaria, com Fábio Fráguas
15h50 – Coffee Break
16h05 – Palestra Otimizando a Lucratividade de seu Hotel, com Gabriela Otto
16h35 – Palestra Vendas Diretas X Vendas Indiretas, com Paulo Salvador
17h10 – Palestra Rentabilizando as Vendas On-line, com Paulo Mendes
17h50 – Painel de Vendas com Paulo Salvador (Omnibees), Paulo Mendes (TravelClick) e mediação de Gabriela Otto
18h30 – Encerramento por Glicério Lemos (ABIH-BA)

* Crédito da foto: Peter Kutuchian