Dezenove colaboradores da recepção, governança e do restaurante do ibis Styles Porto Alegre, na capital gaúcha, participaram ontem (18), dentro das instalações do hotel, do workshop de capacitação Porto Alegre Turística LGBT. A qualificação é realizada pela Escola Social de Turismo da SMTUR (Secretaria Municipal de Turismo).

O ibis Styles foi o terceiro hotel a aderir ao programa Porto Alegre LGBT, que tem o objetivo de disseminar junto aos serviços receptivos da cidade boas práticas de atendimento ao público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). 

A programação teve início com a assinatura da Carta Compromisso, que confirmou a adesão da empresa ao programa, por Luiz Fernando Moraes, secretário municipal de Turismo, e Giovana Fillipini, gerente-geral do hotel. 

Segundo o secretário, o público LGBT é um segmento importante no turismo mundial. “Nossa tarefa é gerar fluxo de turistas para Porto Alegre e fazer a nossa cidade acolhedora para todos, pois somos todos iguais”, reforçou Moraes.

Valéria Barcellos, atendente de hospedagem do ibis Style, acredita que a qualificação contribui para derrubar o preconceito com o público LGBT. Transexual, ela trocou os documentos no ano passado. Para Valéria o workshop auxilia no acolhimento dos turistas deste segmento, unindo teoria e prática. “O hóspede passa a se identificar e ter uma proximidade com o lugar, pois sabe que existe respeito com o público LGBT ali”, pontuou Valéria.

Criado com o apoio técnico da Secretaria-adjunta da Livre Orientação Sexual da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, o workshop dissemina boas práticas de acolhimento nos serviços receptivos da cidade, atendendo ao objetivo principal do programa Porto Alegre LGBT, lançado em 2015 e reconhecido oficialmente pela Embratur, de incrementar o fluxo de turistas deste segmento na cidade.

As qualificações são gratuitas, abertas a empresas de turismo e hospitalidade, entidades de classe relacionadas ao setor e equipes que trabalham junto a atrativos turísticos, como museus e centros culturais.

As turmas são formadas a partir de uma demanda com  no mínimo 15 participantes. Além do formato in company, os workshops podem ser realizados também no auditório da SMTUR, localizado no bairro Cidade Baixa.

Serviço
accorhotels.com
portoalegre.rs.gov.br