Grupo hoteleiro de origem francesa, o B&B Hotels coloca em prática o planejamento para mostrar ao público brasileiro o seu modo de fazer hospitalidade. Está previsto para dezembro a primeira inauguração do companhia em solo brasileiro e já há planos para outras três unidades. São José dos Campos é o debute da rede por aqui; Barretos e a capital paulista são os outros destinos escolhidos.

"São hotéis de característica econômica procuram atender o cliente corporativo em viagens de trabalho", resume Michael Schnürle, do setor de Desenvolvimento da empresa, para apresentar o produto B&B.

De acordo com ele, os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e norte do Paraná são os alvos para a instalação de novos empreendimentos. "Nosso foco são cidades que tenham bom desenvolvimento econômico e presença e apelo para hotelaria corporativa".

Tanto hotéis novos quanto conversões interessam ao planejamento da corporação que propõe um tipo de negócio diferente do habitual para o mercado brasileiro. "Atuamos com um contrato de locação de imóveis, o que é meio atípico no Brasil. Fazemos isso para dar mais segurança ao investidor", argumenta o executivo. No formato escolhido pela rede para negociar eles assumem a operação hoteleira e realizam um retrofit sutil para colocar o prédio nos padrões da rede.

Segundo os representantes, os edifícios da B&B precisam ter mais de cem apartamentos, de preferência de oito a dez por andar, e apartamentos compactos, que tenham algo como 21 m². Estar dentro da legislação de segurança e normas também é um requisito básico para fazer parte da companhia.

Com mais de 400 meios de hospedagem na França, o grupo parece determinado a fazer seu nome também no Brasil. Além dos destinos já confirmados, há negociações em curso para aportar em outras cidades brasileiras.

* Foto de capa: Filip Calixto