Ontem (27) foi o Dia Mundial do Turismo, e a pergunta que pairou no ar foi: quais são os próximos passos do setor? Em São Paulo, os caminhos estão abertos. Com uma projeção de movimentação financeira de R$ 276,5 bilhões até o final do ano, o mercado é cada vez mais relevante para a economia do estado, representando 9,2% do PIB (Produto Interno Bruto) paulista, conforme apontam dados do CIET (Centro da Inteligência da Economia do Turismo).

Além disso, o setor de turismo gerou 33 mil empregos no estado ao longo deste ano, contribuindo para a recuperação econômica após os desafios enfrentados durante a pandemia.

Uma das ações para fortalecer ainda mais o mercado no estado, que recentemente foi anunciada pela Setur-SP, é a criação de um novo destino turístico em Angra Doce, região reconhecida por lei federal como Área Especial de Interesse Turístico. O lançamento foi feito em parceria com o governo do Paraná e tem por objetivo fomentar todo o conjunto formado pelo reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes e seu entorno. São 15 municípios, dez deles em São Paulo: Chavantes, Ourinhos, Canitar, Ipaussu, Timburi, Piraju, Fartura, Bernardino de Campos, Itaporanga e Barão de Antonina. E cinco no Paraná: Ribeirão Claro, Carlópolis, Siqueira Campos, Jacarezinho e Salto do Itararé.

Outras novidades

O governo de São Paulo anunciou, também, as primeiras 210 vagas abertas para cursos-pilotos gratuitos em hospitalidade, agenciamento e gestão pública. “A força do turismo pode ser ainda maior se considerarmos que temos uma carência de mão-de-obra acentuada pela pandemia. A qualificação é uma necessidade urgente”, disse Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.

Os três cursos são uma resposta às dificuldades enfrentadas por 52 segmentos relacionados ao setor. Eles resultam de uma parceria com secretarias estaduais de governo, como a de Educação e de Desenvolvimento Econômico; instituições de ensino, como Senac e Centro Paula Souza; associações de classe, como agências de viagem (ABAV-SP), hotéis (ABIH) e bares e restaurantes (Abrasel); além de empresas do setor.

As iniciativas serão oficialmente apresentadas pelo secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, na edição de 50 anos da ABAV Expo, onde o Turismo de SP estará presente com um estande apresentando algumas das principais regiões turísticas do estado: Águas Sertanejas, Alta Mogiana, Bem Viver, Capital, Polo de Ecoturismo de Parelheiros, Circuito das Águas Paulistas, Circuito das Frutas, Circuito Litoral Norte, Cultura e Negócios, Mantiqueira Paulista, Mananciais, Aventura, Arte e Negócios, Nascentes do Tietê, Rios do Vale, além do Visite SP e a Agência Ecotur.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Helbor