A Abav Nacional (Associação Brasileira do Agente de Viagens) anunciou que a Abav Expo volta a ser itinerante após 18 anos. Desde 2013 fixada em São Paulo, a edição de 2021 acontece em Fortaleza, entre 6 e 8 de outubro. No entanto, o encontro retorna à capital paulista em março de 2022 e o calendário passa a ter duas feiras organizadas pela entidade a partir de então.

A escolha pela capital cearense para a edição itinerante levou em consideração a viabilidade (transporte, estrutura etc), sendo escolhida com unanimidade. “O setor mostrou resiliência em meio ao período conturbado da pandemia e, mais uma vez, nos reinventamos com o Abav Collab“, disse Magda Nassar, presidente da Abav Nacional.

O próximo estado a receber a edição itinerante no segundo semestre de 2022 será anunciado em outubro, durante a Abav Expo 2021. “Nossa avaliação levará em consideração os destinos mais capacitados para receber o evento”, afirmou a presidente durante a coletiva.

Tornar a Abav Expo itinerante — novamente — é um desejo antigo do trade turístico e a decisão não tem relação com a pandemia, segundo Magda. Em vista das dificuldades específicas no setor de feiras e eventos, a entidade espera contribuir para sua retomada, expandindo para outras regiões e, por isso, começando pelo Nordeste.

Abav Expo 2021: mais informações

O encontro será realizado no Centro de Eventos do Ceará. Com dois pavilhões, o local tem capacidade para receber 30 mil pessoas e oferece 36 salas multiuso. Ao todo, o centro possui mais de 69 mil m² (metros quadrados) em área utilizável, recebendo até 44 eventos em paralelo.

Para realização do evento, a organização informou que seguirá protocolos sanitários rígidos, além de medir a temperatura de todos os participantes. A Abav Expo não oferecerá guichês de inscrição ou impressão de credenciais, visando evitar aglomerações.

A coletiva de imprensa virtual da Abav contou com a participação de Gilson Machado Neto, ministro do Turismo; Carlos Brito, presidente da Embratur; Arialdo Pinho; secretário de turismo do estado do Ceará; Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional; Régis Nogueira de Medeiros, presidente da ABIH-CE; Murilo Santa Cruz, presidente da ABAV-CE; e Vinícius Lummertz, secretário de turismo do estado de São Paulo.

(*) Crédito da foto: Bruno Churuska/Hotelier News