Promover um ambiente de trabalho saudável não é benéfico apenas para os colaboradores, mas também para os resultados da empresa. Sabendo da importância de estabelecer o equilíbrio entre o pessoal e o profissional, o Hurb criou uma série de políticas que visam elevar a qualidade de vida de seus funcionários, além de engajá-los em suas atividades diárias.

De férias e reembolsos ilimitados a cursos educacionais, o pacote de benefícios tem o objetivo de proporcionar equilíbrio no trabalho, evitando, dentre outras coisas, a Síndrome do burnout, tema amplamente debatido nos últimos anos, inclusive em matérias do Hotelier News.

Há pouco mais de dois meses, o Hurb estabeleceu uma política de férias ilimitadas, na qual os próprios funcionários são responsáveis pela definição de seus dias de descanso. A medida tem como objetivo auxiliar o colaborador a identificar os momentos de cansaço e perceba que é preciso desacelerar.

“Com a política de férias ilimitadas torna-se viável tratar previamente um estado de estresse e cansaço excessivo do colaborador. Quando o profissional faz uma pausa de vez em quando, ele tende a ser mais eficiente e a ficar satisfeito com seu trabalho, além de se sentir mais feliz e produtivo no dia a dia. A ideia é prevenir o burnout ao invés de precisar tratá-lo caso ele venha à tona”, diz João Ricardo Mendes, CEO e fundador do Hurb.

Para que cada funcionário possa exercer o seu direito às férias ilimitadas é necessário avisar com 15 dias de antecedência a empresa; além disso, a remuneração das férias não é descontada do salário, porém, a terceira parte da remuneração adicional não está inclusa na conta.

Reembolso de viagens e incentivo aos estudos

Outro benefício baseado na responsabilidade de cada colaborador é o reembolso ilimitado em viagens a trabalho, que não possui valores pré-estabelecidos para qualquer tipo de despesas em situação profissional, desde que tomem como base o melhor interesse da companhia.

“O objetivo da nova diretriz é acabar com as burocracias que envolvem o tema e que podem limitar oportunidades para a empresa”, explica Mendes. “Queremos deixar cada colaborador mais à vontade para agir de acordo com o que um momento importante exija”.

Mirando o desenvolvimento de seus funcionários, o Hurb conta com um budget anual direcionado a cursos, treinamentos, workshops, graduações, etc. Vale dizer que, caso o colaborador ache necessário, o valor poderá ser destinado a seus cuidados pessoais e emocionais.

“Educação, treinamento e desenvolvimento de pessoas são assuntos prioritários Hurb. Acreditamos no aprimoramento contínuo e estamos sempre incentivando os profissionais a estudarem. Por isso, nada mais justo do que estimularmos um pacote robusto de benefícios”, destaca o CEO.

Para ajudar seus colaboradores a se atualizarem, a empresa oferece programas educacionais, como o Hurb Education Development Program, que visa auxiliar o funcionário a conciliar estudo e trabalho. A plataforma ainda promove capacitações para que os profissionais estudem e trabalhem em suas sedes de Portugal e Canadá, podendo se desenvolver acadêmicamente e profissionalmente. Para participar, é necessário se inscrever no programa, que pede requisitos como uma carta de referência de um head da área, de um colega e de alguém de fora da companhia.

“Estamos unindo a experiência internacional com a constante vontade de aprender e compartilhar com os colegas de empresa. É um programa recomendado para pessoas curiosas, com sede de aprender e que goste de dividir conhecimentos para ajudar no desenvolvimento dos seus colegas de equipe”, salienta o fundador.

Outro incentivo que a companhia oferece nessa linha é o Hurb Learning, um portal de ensino que visa promover o desenvolvimento e transformação dos colaboradores em profissionais de alto impacto, estimulando uma cultura de aprendizado constante ao compartilhar conhecimento.

Desenvolvimento de líderes

Todo colaborador planeja se desenvolver e fazer um plano de carreira dentro da empresa. Sabendo da relevância que processos como estes têm para manter as equipes estimuladas, o Hurb possui a chamada “Trilha da Liderança”, que traz três etapas, visando ajudar no aprendizado de todos.

A Baby Steps (passos de bebê) foca nos conhecimentos básicos que todo líder deve ter. O Teenager (adolescente) se refere à etapa de amadurecimento, na qual assuntos com um maior grau de responsabilidade são apresentados. Já na Grown up (adulto) o colaborador se encontra preparado para conteúdos mais intensos e profundos, que o ajudarão a se tornar um líder Hurb ainda mais capacitado.

Uma das grandes preocupações atuais das empresas é com o chamado self growth, ou seja, o desenvolvimento pessoal de seus colaboradores, uma área que visa a melhorar a qualidade de vida e a desenvolver as habilidades pessoais de cada pessoa. Diante disso, o Hurb levantou um pacote que vai além dos tradicionais benefícios. O objetivo é impactar diretamente o desenvolvimento do colaborador, contribuindo para a sua carreira e felicidade na vida pessoal.

Um suporte à rotina dos funcionários também faz parte dos benefícios do Hurb, com benefícios flexíveis tradicionais, como vale refeição e alimentação, além de planos importantes, como os de saúde e odontológico — extensíveis para dependentes -, e até a benefícios diferenciados, como a aprendizagem de um segundo ou terceiro idioma, com aulas de inglês e espanhol.

“É importante que o colaborador se sinta acolhido de todas as formas possíveis. Se ele precisa de um suporte de saúde, ele pode contar com a empresa; se a necessidade dele é desenvolver uma habilidade, como aprender outro idioma, também estamos dando este suporte a ele. Acreditamos que essa conjunção de fatores torne o dia a dia do colaborador melhor e o motive mais”, afirma o executivo.

Projeto Wozniacki

Caroline Wozniacki é uma ex-tenista dinamarquesa que marcou época. Sendo uma das maiores da história, porém, ela demorou para ganhar o seu primeiro grande torneio no circuito internacional: apenas seis anos após atingir o topo do ranking ela conseguiu tal feito. Sua história remete a adjetivos como dedicação, consciência e organização para alcançar a sua entrega no trabalho.

Baseado na história de perseverança da tenista é que o Hurb criou o chamado Projeto Wozniacki, que visa auxiliar os colaboradores a entenderem quais passos eles precisam dar para conquistar importantes destaques dentro da empresa, como obter um desempenho bom nas avaliações, conseguir oportunidades de desenvolvimento que seguem um feedback em concordância com a suas funções, bem como promoções e mobilidade interna.

“O projeto foi criado para mostrar com clareza quais são as oportunidades dentro da empresa e o que precisa ser feito para alcançá-las, qual desempenho é preciso ter. Nosso objetivo é que o colaborador tenha em mente exatamente o que ele precisa fazer para alcançar seus objetivos profissionais e galgar um plano de carreira dentro do Hurb”, afirma o CEO.

(*) Crédito da foto: Pixabay