Amanhã (12), é celebrado o feriado de Nossa Senhora Aparecida, também conhecido como Dia das Crianças. Para o lazer, as perspectivas são otimistas, com mais de 2,7 milhões de turistas se movimentando pelos aeroportos do país, segundo dados do MTur (Ministério do Turismo).

De acordo com o levantamento, no aeroporto de Guarulhos (SP) a estimativa é que circulem cerca de 688 mil passageiros em voos nacionais e internacionais entre os dias 11 e 16 de outubro de 2023. Já no RIOgaleão, no mesmo período, a previsão é de 148 mil passageiros, aumento de 60% em relação a 2022. Serão 885 voos domésticos e internacionais, 337 a mais que o mesmo período do ano passado. Ou seja, bons ventos para os hoteleiros.

Segundo Celso Sabino, ministro do Turismo, os números são positivos e demonstram o aquecimento da atividade turística no país. “Importantes feriados nacionais impulsionam as viagens, aquecem a economia do país e geram renda para quem está na linha de frente do setor. É isso que queremos: promover o Brasil e nossa cultura trazendo oportunidades de emprego para todos por meio do turismo.”

De acordo com os sites de reservas e compras de passagens, os destinos mais procurados neste feriado são Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), seguidos por Belo Horizonte (MG), Natal (RN), Maceió (AL), João Pessoa (PB) e Porto Seguro (BA).

Hotelaria

O feriadão de 12 de outubro também deve ser movimentado para o setor hoteleiro. Diversos destinos do país já estão com ocupação acima de 90%. É o caso de João Pessoa, na Paraíba, que segundo a ABIH-PB aponta uma estimativa média de ocupação de 97% neste feriado, um índice que entusiasma o segmento, tendo em vista ser um dos maiores registrados no ano.

Outros locais seguem na mesma expectativa, como em Alagoas que bateu os 90% de ocupação para o período, superando 2022, quando a média atingiu 80%, de acordo com dados da Superintendência de Planejamento e Prospecção de Negócios da Secretaria de Estado do Turismo.

Segundo a ABIH-RJ, até o momento a rede hoteleira do interior do Rio de Janeiro registra uma média de 78,68% dos quartos reservados. Já o HotéisRIO observa uma média de 76,95% de reservas nos hotéis da capital fluminense de 12 a 14 de outubro.

Enquanto os hotéis trabalham para engordar suas receitas, a equipe do Hotelier News fará uma breve pausa em seus conteúdos nesta quinta-feira. Na sexta-feira (13), retomaremos nossa rotina de publicações.

Desejamos a todos um bom feriado!

(*) Crédito da foto: Unsplash