Para celebrar os 60 anos de imigração coreana no Brasil, o Hilton São Paulo Morumbi realiza a quinta edição do festival gastronômico inspirado em sabores da Coreia do Sul. Na noite de hoje (5), o empreendimento paulistano promoveu um coquetel de lançamento do evento de 2023, que visa enaltecer a cultura e a culinária do país asiático.

O festival, oficialmente, começa na próxima segunda-feira (11), com encerramento no dia 18 de setembro. A edição de 2023 conta com a participação dos chefs coreanos Dae Han Kang e Jae Kyum, que construíram o menu do evento ao lado do time gastronômico do Hilton São Paulo Morumbi, liderado pelo chef executivo Breno Berdu, que assumiu o posto em abril deste ano.

O coquetel de lançamento foi realizado no espaço Armazém Morumbi, entretanto, o festival acontecerá no Canvas Restaurante — coração gastronômico do empreendimento. Em entrevista ao Hotelier News, Klaus Ziller, gerente geral do hotel, destacou que o Hilton São Paulo Morumbi se tornou a casa oficial do evento.

klaus ziller

Evento gera conexão com a comunidade, diz Ziller

“É um evento idealizado pelo governo coreano em diferentes países, visando fomentar a cultura e a gastronomia coreana. No Brasil, São Paulo é apenas uma das cidades que recebem o festival. Os chefs são rotativos e indicados a cada ano pela Coreia do Sul, ajudando a construir uma experiência típica”, explicou Ziller.

O gerente geral contou que a comunidade coreana é um público relevante para o hotel, considerando as cinco edições do evento, que geraram uma maior identificação entre público e empreendimento. “Em 2022, o festival aconteceu em julho e sempre representa um ganho significativo, pois a demanda aumenta a cada ano. Nesta edição, pretendemos crescer em até 10% em receita frente ao evento do ano passado”.

Tales Matzenbacher, gerente de A&B (Alimentos & Bebidas) da unidade, afirmou que todos os pratos servidos no festival são tipicamente coreanos, sem “abrasileiramentos”. “É um evento interessante, pois existe uma grande barreira cultural e de idioma. Os chefs não falam inglês e ensinam nossa equipe como os pratos são preparados. São refeições tipicamente coreanas de verdade. E, por mais curioso que possa parecer, o festival coreano atrai mais pessoas do que eventos de outras gastronomias, como francesa e italiana”.

Insang Hwang, cônsul-geral da Coreia do Sul, agradeceu a participação de todos e enalteceu a integração entre os países. “A gastronomia de um país representa sua cultura. Estamos acompanhando muitos avanços que podem beneficiar economicamente muitas pessoas”.

Tales Matzenbacher

Matzenbacher comanda o A&B do hotel

Com a palavra, os chefs

Berdu enalteceu o empenho dos chefs coreanos em ensinar suas receitas tradicionais ao time do Hilton São Paulo Morumbi. “Levar a nossa comida é como levar a nossa casa. Só temos a agradecer a simpatia e a humildade desses profissionais por nos ensinarem o que representa tanto para vocês”.

Kyum destacou o trabalho de Berdu na realização do festival, além de enfatizar o preparo do Janchi-guksu, prato típico servido em aniversários de 60 anos na Coreia do Sul. “Celebrar os 60 anos da imigração é algo muito significativo para nós e é um prazer festejar essa data com esse prato”.

“É um prazer estar do outro lado do mundo neste momento tão especial. É uma data histórica e trazer esse prato para festejar este marco me deixa muito feliz”, finalizou Han Kang.

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News