“A Realgem’s ainda vai conquistar o mundo”. Esse é o desejo de Jorge Carvalho de Oliveira, fundador e presidente da empresa fabricante de amenities, que celebra 40 anos de atividades. A marca escolheu a Equipotel como palco da comemoração, ao lado de parceiros, clientes e, claro, fazendo novos negócios.

A “joia verdadeira”, significado do nome da empresa, que tem sua marca consolidada nos mercados de varejo e hoteleiro, reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e qualidade dos produtos que evoluíram com o segmento ao longo de quatro décadas de operação.

Atualmente com cerca de 6 mil hotéis em seu portfólio, a Realgem’s nasceu no Paraná, na década de 1980, após a saída do fundador da Xerox, onde atuava como gerente. Vendedor nato, o presidente enxergou uma oportunidade de negócio viajando a trabalho, quando percebeu a falta de qualidade nos amenities oferecidos pelos empreendimentos.

“Existiam poucas opções de produtos e, os disponíveis, eram de baixa qualidade. A ideia veio de um ponto de vista de consumidor”, relembra o executivo em entrevista ao Hotelier News durante a Equipotel “Passei a visitar os hotéis oferecendo o nosso produto, mas as dificuldades financeiras eram grandes e o acesso a financiamentos, pequeno”, conta. No setor hoteleiro, o primeiro cliente da empresa foi a Hotéis Deville.

Após deixar o cargo de CEO em julho, Mauro de Oliveira salienta que a Realgem’s pegou o caminho inverso da maioria das empresas do segmento: começou no varejo para, em seguida, iniciar sua atuação na hotelaria. “As linhas e produtos surgiram a partir da marca Florence, que deu início a uma série de conceitos, embalagens e formulações”.

Presidente e diretor Internacional da Realgem’s

Fabricação própria e expansão

Com contratempos com fornecedores, a Realgem’s passou a fabricar seus próprios produtos, dividindo a empresa em antes e depois. Mesmo com o alto valor de investimento em maquinário, a marca apostou na qualidade e em essências do varejo para desenvolver produtos inovadores com a assinatura de Mauro, que se formou em Química para chancelar os itens.

“Depois do varejo veio a necessidade de fabricar nossos próprios produtos. Percebemos a capacidade produtiva em um mercado pouco explorado, trazendo o melhor do varejo para dentro dos hotéis. Esse foi o nosso segredo para nos tornarmos líderes, com clientes fiéis até hoje”, pontua o diretor Internacional de Negócios.

Presente no estande da marca na Equipotel, o Hotel Casablanca, localizado em Águas de Lindoia (SP), faz parte do grupo de clientes de longa data da empresa. “Sr. Jorge me vendia essências de perfume. Somos parceiros há 35 anos”, comenta o proprietário Eduardo.

Com as mudanças e tendências sustentáveis, a empresa passou a fabricar suas próprias embalagens, sempre adaptando às necessidades dos clientes e do mercado. Hoje, a empresa trabalha fortemente sua atuação com dispensers, que reduzem a utilização de materiais plásticos.

Além do Brasil, a Realgem’s também está consolidada no Uruguai e Paraguai. Em fase de penetração no mercado boliviano, a marca pretende alçar voos ainda maiores com a nomeação de Mauro Oliveira para o cargo de diretor Internacional de Negócios. “O Sr. Jorge me delegou a missão de expandir nossa presença em outros países e nosso foco está voltado para o mercado norte-americano”, afirma o executivo.

Em fase de prospecção, a Realgem’s vem participando de feiras para fortalecer suas relações internacionais. “As coisas estão acontecendo”, adianta o diretor, sem dar maiores spoilers sobre a expansão da empresa.

Amend estava em busca de novos nichos

Nova parceria

Enquanto a consolidação em outras praças não chega, a Realgem’s segue seus planos de crescimento por aqui. Na Equipotel deste ano, a fabricante de amenities anunciou a parceria com a Amend Cosméticos, que atua no setor há mais de 30 anos. “É uma linha fantástica, de muito boa qualidade que trazemos ao mercado”, enfatiza o diretor.

A head de Marketing da marca revela que a Amend sentia a necessidade de penetrar novos segmentos e estava em busca de um parceiro para auxiliar a entrada da empresa na hotelaria. “Encontramos a Realgem’s, que é uma companhia consolidada e respeitada no setor hoteleiro, o que facilitou a nossa chegada”, conta Lucimar Brum.

A linha de produtos escolhida para integrar o portfólio foi a Óleos Marroquinos, que tem como base os óleos de amêndoas e argan. “Nossos itens não são pensados apenas na lavagem, mas também no tratamento. Hoje, trabalhamos com frascos de 75ml para shampoo e condicionador, além da embalagem de 45g para a máscara capilar. Estamos confiantes que será um movimento interessante”, avalia Lucimar.

Sobre o futuro, o fundador da Realgem’s enfatiza que, quando desenvolveu a empresa, já pensava em uma companhia que tivesse potencial para crescer em escala global. “Atuamos com marcas que podem expandir lá fora, mas isso será com meus netos. Nossa empresa foi criada com coragem pela união da nossa família, colocando a honestidade no topo de nossos valores”, finaliza o presidente.

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News