Mesmo operando abaixo da capacidade, a GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, registrou a movimentação de 2,2 milhões de passageiros em janeiro. Apesar dos números representarem uma queda de 46% frente ao mesmo período em 2020, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) apontou o primeiro mês de 2021 como o melhor desde o início da pandemia.

Em de dezembro de 2020, estiveram no aeroporto cerca de 2,28 milhões de passageiros. Nesse período, foram registrados 17.248 pousos e decolagens (nacionais e internacionais). O terminal encerrou o ano passado com movimentação 58% inferior a 2019, totalizando 20 milhões de viajantes.

O mês de janeiro registrou cerca de 1,9 milhões de passageiros com origens ou destinos nacionais, em uma média diária de 481 pousos e decolagens. Esses números ainda representam uma redução de 32 % quando comparado com a movimentação do mesmo período em 2020, onde foram processados, em média, 95,4 mil passageiros por dia em destinos nacionais.

Por conta do fechamento de fronteiras causado pela pandemia, o tráfego doméstico ainda continua sendo o mais representativo, registrando cerca de 87% do total de viajantes.

GRU Airport: voos internacionais

O tráfego internacional representou apenas 13% do volume de passageiros total que passaram pelo aeroporto, totalizando cerca de 9,4 mil passageiros por dia. Quando comparado com o mesmo período de 2020, apresenta uma queda de 77,1%, quando foram transportados cerca de 41 mil passageiros por dia.

(*) Crédito da foto: Karin Simão/Exame