A ICH Administração de Hotéis divulgou hoje (15) um balanço da sua performance em 2022, além de fazer projeções otimistas para 2023. Responsável pelas marcas Intercity Hotels, Yoo2, Tru by Hilton e Cityhome by Intercity, a rede hoteleira fechou o ano com aumento de 77% em receita de hospedagem frente ao verificado em 2021. Para isso, a companhia contou com crescimento de 62% no RevPAR e 20% em taxa de ocupação, na mesma base comparativa. 

Alexandre Gehlen

Gehlen: corporativo deve impulsionar resultados

A empresa credita o bom desempenho ao legado da eficiência operacional alcançado durante a pandemia, com o realinhamento de equipes e manutenção da gestão firme de despesas, e a aposta na demanda represada dos segmentos corporativos e de eventos. Com a retomada, a empresa também tentou recuperar a diária média, registrando crescimento de 35% frente a 2021 e 6% em relação aos números de 2019.

Além disso, o ano foi marcado pela recontratação de colaboradores, considerando o aumento de 28% no quadro de funcionários em relação a 2021. Para este ano, a expectativa é crescer 17% frente a 2022. “Neste ano, nossas áreas Comerciais e de Gente e Cultura estarão na dianteira buscando maior presença nos mercados corporativos e na criação de novos programas de treinamento e de desenvolvimento, com investimento em ferramentas de educação corporativa”, explica Alexandre Gehlen, diretor geral e fundador da ICH.

Para 2023, a ICH espera alta de 24% no faturamento, 10% na RevPAR e 8% em diária média, na comparação anual. “O incremento deve surgir do público corporativo, que começou a acelerar as viagens”, pontua Gehlen. “Espera-se também que o segmento de lazer continue forte, com alguma desaceleração. Prevemos que a margem operacional e de lucratividade devem ser maiores que no último ano”, complementa o executivo.

Expansão

Para a ICH, 2022 foi um ano de forte expansão no território brasileiro, não apenas de empreendimentos, mas também de marcas. Em abril, a rede ingressou na categoria econômica como administradora da Tru by Hilton no Brasil, com a estreia em Criciúma (RS), e já prevê mais unidades em Chapecó (SC) e São Paulo. A companhia também inaugurou a marca de estadias por temporada Cityhome by Intercity em Gramado (RS) e Canoas (RS) e espera por mais quatro empreendimentos em Porto Alegre.

Fora as marcas, a ICH teve o maior número de aberturas de empreendimentos em um mesmo ano, aumentando a oferta da Intercity Hotels em cinco destinos brasileiros. Essas inaugurações incluem o Intercity Canoas (RS), o Intercity Tatuapé (SP) e, mais recentemente, Intercity Itapema (SC). Além disso, a marca também passará a operar em 2026 o hotel que se encontra dentro do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

(*) Crédito da capa: Philip Zelante/ICH Administração de Hotéis

(*) Crédito da foto: Ricardo Lage/ICH Administração de Hotéis