ICH consolida retomada com desempenho de 2022
15 de fevereiro de 2023A ICH Administração de Hotéis divulgou hoje (15) um balanço da sua performance em 2022, além de fazer projeções otimistas para 2023. Responsável pelas marcas Intercity Hotels, Yoo2, Tru by Hilton e Cityhome by Intercity, a rede hoteleira fechou o ano com aumento de 77% em receita de hospedagem frente ao verificado em 2021. Para isso, a companhia contou com crescimento de 62% no RevPAR e 20% em taxa de ocupação, na mesma base comparativa.
A empresa credita o bom desempenho ao legado da eficiência operacional alcançado durante a pandemia, com o realinhamento de equipes e manutenção da gestão firme de despesas, e a aposta na demanda represada dos segmentos corporativos e de eventos. Com a retomada, a empresa também tentou recuperar a diária média, registrando crescimento de 35% frente a 2021 e 6% em relação aos números de 2019.
Além disso, o ano foi marcado pela recontratação de colaboradores, considerando o aumento de 28% no quadro de funcionários em relação a 2021. Para este ano, a expectativa é crescer 17% frente a 2022. “Neste ano, nossas áreas Comerciais e de Gente e Cultura estarão na dianteira buscando maior presença nos mercados corporativos e na criação de novos programas de treinamento e de desenvolvimento, com investimento em ferramentas de educação corporativa”, explica Alexandre Gehlen, diretor geral e fundador da ICH.
Para 2023, a ICH espera alta de 24% no faturamento, 10% na RevPAR e 8% em diária média, na comparação anual. “O incremento deve surgir do público corporativo, que começou a acelerar as viagens”, pontua Gehlen. “Espera-se também que o segmento de lazer continue forte, com alguma desaceleração. Prevemos que a margem operacional e de lucratividade devem ser maiores que no último ano”, complementa o executivo.
Expansão
Para a ICH, 2022 foi um ano de forte expansão no território brasileiro, não apenas de empreendimentos, mas também de marcas. Em abril, a rede ingressou na categoria econômica como administradora da Tru by Hilton no Brasil, com a estreia em Criciúma (RS), e já prevê mais unidades em Chapecó (SC) e São Paulo. A companhia também inaugurou a marca de estadias por temporada Cityhome by Intercity em Gramado (RS) e Canoas (RS) e espera por mais quatro empreendimentos em Porto Alegre.
Fora as marcas, a ICH teve o maior número de aberturas de empreendimentos em um mesmo ano, aumentando a oferta da Intercity Hotels em cinco destinos brasileiros. Essas inaugurações incluem o Intercity Canoas (RS), o Intercity Tatuapé (SP) e, mais recentemente, Intercity Itapema (SC). Além disso, a marca também passará a operar em 2026 o hotel que se encontra dentro do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
(*) Crédito da capa: Philip Zelante/ICH Administração de Hotéis
(*) Crédito da foto: Ricardo Lage/ICH Administração de Hotéis