No encalço do número de passageiros de 2019 (43 milhões), o aeroporto de Guarulhos recebeu cerca de 41,3 milhões de viajantes em 2023. Ao longo do ano, o GRU Airport registrou 275 mil pousos e decolagens. O Rio de Janeiro foi o destino nacional mais procurado pelos turistas, enquanto Buenos Aires liderou nas viagens internacionais.

Em dezembro,  foram 24,1 mil pousos e decolagens e cerca de 3,7 milhões de passageiros. As operações nacionais tiveram média de 78,5 mil passageiros por dia, com 17,7 mil pousos e decolagens, o equivalente a 570 operações diárias, em média. As rotas mais procuradas a partir do aeroporto de Guarulhos, no último mês do ano, foram Recife, Porto Alegre e Rio de Janeiro. O dia 22 foi o mais movimentado do período, com 131 mil viajantes.

Já nas viagens internacionais, diariamente foram cerca de 20,8 mil passageiros, com 6,4 mil pousos e decolagens. As rotas internacionais mais usadas foram Buenos Aires, Santiago e Miami.

O terminal

Entre a chegada de novas opções comerciais e a retomada robusta do setor turístico, 2023 foi um ano agitado para o GRU Airport. Apenas no último ano foram inauguradas 32 operações comerciais de varejo. Atualmente, o aeroporto oferece 109 rotas internacionais, com destinos distribuídos em 35 países. Já para os exploradores do Brasil, é possível escolher entre 50 rotas domésticas.

Além disso, o GRU Airport conta com 24 salas VIP, que oferecem serviços como banho, espaço kids, buffet completo e serviços à la carte. Algumas salas têm vista para o pátio de aeronaves. Com inauguração prevista para 2026, investimento de cerca de R$ 130 milhões e administração da Intercity Hotels, o aeroporto contará com a presença de um hotel interno.

(*) Crédito da foto: wirestock/Freepik