Em reflexo direto da pandemia, a GRU Airport divulgou hoje (21) que a movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional de Guarulhos cedeu 58% em 2020 na comparação anual. Ao todo, 20 milhões de turistas passaram pelo terminal de Cumbica, que é o principal hub aéreo do país e da América do Sul.

Apesar de marcar o período mais agudo de alta temporada no país, dezembro passado teve movimentação bem abaixo dos anos anteriores. Segundo a concessionária, estiveram no aeroporto cerca de 2,28 milhões de passageiros (nacionais e internacionais). O resultado representa queda de 44% em relação a 2019, quando 4 milhões de pessoas passaram pelo terminal.

Parte dessa retração está ligada à malha aérea ainda em recuperação no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Dados divulgados pela GRU Airport apontam que, em dezembro, houve 17.248 pousos e decolagens domésticos e internacionais. O montante significa variação negativa de 35% frente igual período do ano anterior.

Cumbica: mais dados

Dezembro registrou cerca de 66,4 mil passageiros com origens ou destinos nacionais, em uma média de diária de 447 pousos e decolagens. Os dados, segundo a GRU Airport, representam redução de 27,4% quando comparado com a movimentação do mesmo período do 2019, onde foram processados, em média, 91,5 mil viajantes diários.

Ainda assim, em função do fechamento de fronteiras causadas pela pandemia, o tráfego doméstico segue como o mais representativo do aeroporto. Atualmente, as viagens para destinos nacionais representam 86% da movimentação de passageiros no terminal de Cumbica.

Já o tráfego internacional representou apenas 14% do volume de passageiros, somando cerca de 10,8 mil por dia, em média. Quando comparado com igual período de 2019, representa queda de 72%, quando 39,8 mil pessoas diariamente passaram pelo aeroporto paulista.

(*) Crédito da foto: Karin Salomão/Site Exame