O departamento de Design e Construções da Wyndham Hotels & Resorts está sob nova gestão. Com a saída de Lara Teixeira — que esteve à frente da área por mais de quatro anos — Geniane Tonoli assume a cadeira de diretora do setor para a América Latina e Caribe.

A reportagem do Hotelier News conheceu a executiva durante a Conferência Regional da Wyndham, realizada na Riviera Maya, no México. Arquiteta de formação, a gaúcha de Caxias do Sul compartilhou suas expectativas para o novo cargo. “Estou muito animada e espero contribuir com meu conhecimento técnico em design para desenvolver projetos mais inteligentes, bonitos e sustentáveis”.

Para a executiva, hotéis inteligentes são oriundos de investimentos inteligentes. “É saber onde colocar o dinheiro. Não é preciso escolher o mais caro, mas saber mesclar as opções”, explica. Geniane fará parte do desenvolvimento dos 40 projetos da Wyndham em andamento na América Latina e Caribe, com equipes no México e no Brasil.

Em terras brasileiras, a rede norte-americana possui uma base de hotéis majoritariamente composta por unidades econômicas e midscale. Sobre tendências de design para as categorias, a diretora afirma que boas escolhas são ainda mais importantes do que em relação a empreendimentos de luxo.

“Precisamos ser ainda mais inteligentes em nossos investimentos. Podemos destacar aqui cores confortáveis, que despertam uma sensação de bem-estar e fazem o hóspede se sentir em casa. Também está em alta formatos mais orgânicos traduzidos para o econômico, tecidos mais resistentes e mobiliário design, em alguns casos”, avalia a executiva.

Geniane responderá para Maria Carolinha Pinheiro, vice-presidente de Desenvolvimento da Wyndham. O mecanismo da rede-norte americana de conexão entre ambos os departamentos é visto como benéfico internamente, uma vez que não gera competição entre as áreas.

Trajetória profissional

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Caxias do Sul, Geniane também estudou na Espanha, mais especificamente na Universidade de Valência. “Foi quando comecei a pensar em rumos diferentes para a minha carreira, focada em projetos maiores”, conta.

Ao se mudar para São Paulo, a profissional foi atuar na SETIN Incorporadora – que possui ampla expertise em projetos hoteleiros. “Ali, iniciei minha carreira no universo hoteleiro. Considero uma verdadeira imersão na área de hospitalidade, onde participei do desenvolvimento de 15 hotéis”, relembra a executiva.

Mais tarde, a diretora passou a integrar o time da Accor no departamento de Gestão de Projetos. “Conheci os dois lados: do investidor e do operador. Tive a oportunidade de atuar em mais de 20 projetos na Accor, uma experiência que me agregou muito”.

Antes de chegar à Wyndham, Geniane Tonoli também respondeu como gerente de Arquitetura & Design da Nomah por mais de dois anos, sendo responsável pelos projetos da empresa.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News