GDS - parceria Booking e AmadeusEmpresas vêm firmando parcerias com OTAs, como Amadeus e Booking.com

É um eufemismo dizer que as empresas de distribuição globais evoluíram para longe do foco de suas companhias aéreas tradicionais para trazer acomodação para o mix. Além disso, a crescente fragmentação naquele mercado em particular e a demanda por um conteúdo de hotel urbano menos tradicional fez com que o jogo voltasse a subir.

A Sabre anunciou o lançamento de sua plataforma Content Services for Lodging há um ano, bem como a integração de listagens da Booking.com. No evento STX da empresa no mês passado, Traci Mercer, vice-presidente sênior de hospedagem, terrestre e marítima do Sabre Travel Network, revela que o GDS “perdeu participação na distribuição de hospedagem”  e quer descobrir o porquê.

Ela também diz que o Sabre desenvolveu a plataforma em resposta à demanda por mais conteúdo e funcionalidade, tanto do lado da oferta, quanto da demanda. A rival Travelport tem um acordo com a Booking.com desde 2012, quando se acrescentou o conteúdo da agência de viagens online para suas plataformas, que agora têm acesso a mais de 650 mil propriedades.

No final de maio, a Amadeus também anunciou uma parceria com a Booking.com dizendo que o acordo impulsionou sua oferta de alojamento em 30%. A adição levanta uma interessante teoria sobre se os GDSs podem criar seu próprio efeito de rede. Peter Waters, vice-presidente executivo de hotéis, mobilidade e seguro da Amadeus, acredita que sim. “Aumentamos nosso conteúdo de praia, resort e lazer, o que nos permite ser um parceiro de fornecimento de conteúdo muito mais atraente para agências de varejo e outros canais online. Por isso, ampliou enormemente nossa base de clientes”, avalia. Ele acrescenta que quanto maior o volume da plataforma, mais atraente será a oferta de provedores porque "eles verão que receberão mais reservas".

Waters estima crescimento de “dois dígitos” por vários anos para a plataforma. Ele também diz que um “palpite dos bastidores” é que 20% das acomodações vendidas em toda a plataforma são novas fontes de conteúdo ou produtos de destino de resorts.

GDS: mais inventário

Não é de se surpreender que os GDSs estejam investindo na oferta de hospedagem, mas com a distribuição de viagens raramente é um caso de apenas integrar conteúdo. Waters diz que a empresa está agora em "fase de lançamento da produção" para o conteúdo da reserva, com um plano para entrar em operação em vários mercados nos próximos dias. Isso é talvez um testemunho da complexidade do produto de hospitalidade. 

Com vários players no mercado, há inevitavelmente uma quantidade significativa das mesmas empresas ofertando os mesmos produtos. Waters diz que a empresa tem 5 milhões de representações de hotéis em seu sistema, mas mais de 1 milhão de hotéis exclusivos. “Em média, um hotel pode ser exibido três ou quatro vezes. Você pode encontrar um hotel diretamente por propriedade ou cadeia, em um de nossos agregadores ou atacadistas ou OTAs, ou em vários", explica. 

Uma camada de padronização, que Waters descreve como o "ingrediente mágico", em sua plataforma de hotéis normaliza os dados. Portanto, é exibido apenas uma vez e os vendedores de viagens podem ver a mesma sala, hotel e data e comparar preços e ver qual margem ou comissão eles podem fazer a partir de uma reserva.

Waters afirma que a padronização é impulsionada pela inteligência artificial que classifica centenas, algumas vezes milhares, de diferentes definições de uma propriedade, para mostrar o canal do qual o quarto de hotel está vindo, bem como a categoria de sala que permite aos agentes compararem com outras salas.

Ele diz: “Quando apresentamos aquela sala em nosso monitor, estamos apresentando maçãs para maçãs entre os diferentes canais. É isso que acreditamos ser a verdadeira diferenciação, valor agregado e sabor único do que a plataforma de hotéis Amadeus faz, e fazemos isso em tipos de quartos, tipos de taxas, formas de pagamento”.

O Sabre, que cita um número similar de propriedades disponíveis por meio de sua nova tecnologia de distribuição de hospedagem, também trabalhou na normalização dos dados com estudos de usabilidade mostrando que os agentes chegaram a uma decisão de reserva mais rapidamente. E a Travelport diz que seu algoritmo proprietário normaliza e padroniza o conteúdo.

Os GDSs continuam a ver oportunidades e crescimento em suas divisões de hospitalidade. A Sabre, por exemplo, anunciou um aumento de 7%, para US$ 73 milhões, a receita gerada pela Sabre Hospitality Solutions (leia mais sobre os planos da empresa aqui) no primeiro trimestre de 2019, em comparação com o mesmo período de 2018. Enquanto isso, a Amadeus continua a construir sua distribuição de hospedagem, bem como a infraestrutura de tecnologia para hotéis. 

Ele registrou crescimento de receita de dois dígitos para seus novos negócios (hospitalidade, aeroportos, ferrovias) no primeiro trimestre de 2019, excluindo a Travelclick, que adquiriu por US$ 1,52 bilhão há menos de um ano. Waters diz que a ambição é continuar crescendo e se tornar a plataforma padrão de hospedagem para os canais B2B.

Para ler o conteúdo original, acesse https://bit.ly/2FTYsU1.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Booking.com