Em 2023, a Amadeus fechou o ano com aumentos de receita em distribuição, soluções TI e hospitalidade. Assim, o faturamento total da companhia teve salto de 21%, chegando a € 5,4 bilhões. O Ebitda Ajustado, por sua vez, chegou a € 2 bilhões, e o lucro aumentou 60%, atingindo € 1 bilhão, aponta o Phocuswire.

As receitas de distribuição de TI aérea aumentaram quase 24%, chegando a € 2,7 bilhões, enquanto o negócio de soluções de TI cresceu 22%, atingindo € 1,9 bilhão. O faturamento das unidades de hospitalidade tiveram incremento de 14%, totalizando € 883 milhões. Till Streichert, diretor financeiro da Amadeus, disse que espera crescimento de até 14,5% na receita em 2024. E grande parte dessa estimativa é creditada à aquisição da Vision-Box, especialista em biometria, por € 320 milhões, no final de janeiro, evidenciando forte mudança de cenário em relação a 2021, por exemplo, quando a empresa viu a receita cair 50% no primeiro trimestre.

A empresa alegou que o acordo acrescentaria controle de fronteiras e outras soluções de acesso biométrico à empresa, aumentando suas capacidades para oferecer desde reservas a viajantes até controle de embarque.

“Acreditamos que há uma oportunidade nos aeroportos, tem havido crescimento, faz parte da nossa orientação. Sentimos que a Vision-Box é uma empresa muito boa e uma oportunidade muito boa nos aeroportos, mas também em outros lugares. Também imaginamos que a biometria pode será usado para outras partes do nosso negócio, então será muito mais do que apenas a área aeroportuária”, afirma Luis Maroto, presidente e CEO da Amadeus.

Ele também abordou um novo acordo de sistema de contabilidade de receitas baseado em nuvem com a American Airlines, descrevendo-o como “a primeira implementação independente de contabilidade de receitas e nosso primeiro grande projeto de TI com uma transportadora dos EUA”.

Outros dados

No quarto trimestre de 2023, a Amadeus reportou aumento de 17% nas receitas de distribuição aérea frente ao mesmo período do ano anterior, chegando a € 627 milhões. O faturamento de soluções de TI, por sua vez, cresceu 20%, totalizando € 495 milhões, enquanto a receita de soluções de hospitalidade teve alta de 5%, indo para € 232 milhões.

“Em 2023, a Amadeus experimentou um forte crescimento, ampliando a rentabilidade e alta geração de fluxo de caixa. Isto permitiu-nos não só retomar o pagamento de dividendos, mas também anunciar programas de recompra de ações num total de mais de mil milhões de euros em 2023″, ressalta Maroto.

“Acreditamos que podemos causar um impacto positivo por meio da tecnologia em mais pontos de contato ao longo da jornada do viajante, o que significa expandir nossos mercados acessíveis e base de clientes. Isso é evidenciado em nosso recente anúncio de que estamos adquirindo um fornecedor líder de soluções biométricas para aeroportos, companhias aéreas e clientes de controle de fronteiras, além da próxima implementação de um novo cliente de médio porte. Com a nossa estratégia, estamos otimistas quanto ao nosso crescimento em 2024 e além”, complementa.

(*) Crédito da foto: Bru-nO/Pixabay