Desde o seu lançamento, em 2015, o Rappi tem agregado novos serviços à sua plataforma. Hoje, considerada um super app, a empresa busca crescer no segmento de viagens. Em 2020, o Rappi Travel entrou na briga por reservas de hotéis, voos, carros, entre outros elos da cadeia do turismo. Em uma trajetória de constante expansão, os dados são a aposta do aplicativo para ganhar mais relevância no setor.

A empresa levantou mais de US$ 2 bilhões em financiamento, apoiada por investidores como Softbank e Sequoia, e diz ter mais de 30 milhões de usuários em 350 cidades, localizadas em nove países, como Argentina, Colômbia, Brasil, Chile e México.

Além de oferecer entregas de restaurantes e mercearias, produtos de varejo, pagamentos digitais, seguros e muito mais, o Rappi entrou na indústria de viagens, mas considera-se diferente das OTAs presentes no mercado.

Em entrevista ao Phocuswright Europe, Guido Becher, head do Rappi Travel, explica a estratégia do app. “Queremos trazer marcas para o Rappi para que eles acessem os melhores clientes possíveis que desejam alcançar e o mesmo com os usuários para encontrar as melhores marcas possíveis.”

Dados: o diferencial estratégico

A chave para isso, diz Becher, são os dados, que podem ser usados ​​para conectar parceiros de fornecimento com o público certo. “Um [hoteleiro] disse: ‘Quero abordar usuários que compram leite de amêndoa no Rappi.’ Ele tem um hotel com um retiro de yoga, então foi traçado o perfil de usuários que basicamente compravam leite de amêndoa. Você não pode colocar esses usuários em OTAs”.

“A mesma coisa com hotéis que aceitam animais de estimação. Onde você encontra usuários com animais de estimação? O Rappi vende comida de cachorro regularmente para uma grande base de usuários”, acrescenta o executivo.

Para otimizar suas ofertas, o Rappi está trabalhando com a Amadeus para melhor aproveitar seus dados para criar produtos relevantes e expandir a conectividade com parceiros, como companhias aéreas, redes de hotéis, bedbanks e outros vendedores de viagens.

Em maio, o Rappi assinou uma parceria com a Marriott que dará oportunidades de ganhos e ofertas de viagens aprimoradas para membros Marriott Bonvoy e usuários do aplicativo. Os associados do programa de fidelidade poderão vincular as contas para garantir acesso a benefícios exclusivos, como troca de pontos Bonvoy por compras qualificadas.

Sobre uma possível expansão do Rappi para fora da América Latina, Becher afirma que sair da região ainda não está nos planos da empresa. “Existe muita oportunidade de crescimento por aqui. Ainda estamos adicionando cidades e usuários”, pontua.

(*) Crédito da foto: Schutterstock