De acordo com pesquisa divulgada recentemente pela Amadeus, a maioria das empresas de viagens acredita que a indústria pode atingir as metas das Nações Unidas para as emissões de carbono até 2050. Além disso, muitas delas também preveem investir mais em iniciativas ESG (Environmental, Social and Governance) em 2024, revela o relatório.

O levantamento foi realizado com 896 decisores responsáveis pela área sustentabilidade e ESG, e incluiu empresas de viagens de diversas regiões do mundo, além de considerar também agentes de viagens, hotéis, que devem aumentar ainda mais seu foco no tema no próximo ano, aeroportos, companhias aéreas e organizações de marketing de destinos, destaca o Phocuswire.

Dos 89% que acreditam que a indústria pode atingir zero emissões líquidas de carbono até meados do século, 36% apontam que isso pode ser feito sem quaisquer ajustes. Os outros 53% afirmam que o progresso precisa ser acelerado urgentemente para atingir a meta.

O estudo destacou, ainda, o papel percebido da tecnologia para ajudar a alcançar os objetivos da indústria. Nove em cada 10 empresas de viagens concordaram que a tecnologia é importante para conquistar as metas ambientais e sociais.

Tecnologia e sustentabilidade

Ao destacar qual tecnologia tem maior potencial para acelerar a sustentabilidade ambiental, 33% dos entrevistados escolheram a inteligência artificial generativa, uma vez que a ferramenta tem o poder de orientar os viajantes para opções mais sustentáveis.

Um relatório recente da Phocuswright descobriu que a sustentabilidade raramente afeta as decisões, mesmo dos viajantes bem-intencionados. A pesquisa encontrou uma grande lacuna entre as intenções declaradas dos turistas e o seu comportamento. Por exemplo, embora cerca de metade dos entrevistados tenha afirmado que eram mais propensos a escolher o transporte com base na sua pegada de carbono, apenas um em cada 10 o fez.

Quando os participantes da pesquisa da Amadeus foram solicitados a identificar barreiras aos compromissos ambientais, 40% citaram o custo, seguido pela falta de tecnologia e conhecimento (30%) e adesão dos executivos seniores (25%). Do lado positivo, 90% afirmaram que as suas empresas de viagens tinham uma estratégia em vigor para alcançar os objetivos de sustentabilidade ambiental ou planeiam implementar uma em 2024.

“À medida que a indústria de viagens continua a navegar pela complexidade do cumprimento das metas ESG, sinto-me encorajado pelo otimismo e pelos compromissos assumidos – desde investimentos ao planeamento estratégico e soluções tecnológicas. Juntos, nós pode tornar as viagens mais sustentáveis”, diz Jackson Pek, vice-presidente sênior e conselheiro geral da Amadeus.

(*) Crédito da foto: geralt/Pixabay