O mês de abril tem sido de muitos debates sobre o tema da sustentabilidade e o Radisson Hotel Group não ficou de fora, aproveitando a ocasião para celebrar os 35 anos da implementação de sua primeira política ambiental.

Marcado pelo Dia da Terra (22), que visa promover a reflexão sobre os impactos ambientais da ação humana, foram diversas as divulgações de empresas do ramo hoteleiro sobre suas iniciativas de ESG — alguns exemplos disso são a o relatório da Marriott e declarações de líderes do segmento.

A bola da vez é o Relatório de Negócios Responsáveis de 2023, do Radisson, que destaca o que considera ser um ano excepcional para o programa de negócios responsáveis.

Com avanços significativos na transição para a neutralidade nas emissões de carbono até 2050, o Radisson também alcançou marcos importantes no engajamento dos funcionários e diversidade, além de continuar a apostando na demanda crescente por viagens sustentáveis.

O relatório de 2023 delineia as principais iniciativas e conquistas do grupo no último ano nas áreas de pessoas, planeta e comunidade. Além disso, o documento também trata de como tem avançado as medidas que visam alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

A rede hoteleira destaca que tem continuado a transformar seus hotéis e processos para serem mais sustentáveis, o que incluí a implementação dos  HSB (Hotel Sustainability Basics).

Após a aprovação de suas metas de redução de emissões de carbono de curto prazo, para 2030 pela SBTi (Science Based Targets Initiative), o grupo recebe agora a validação de suas metas de neutralidade de carbono baseadas em dados, alinhando os objetivos da empresa com os objetivos climáticos globais estabelecidos pela COP21.

A rede destaca que essa validação apoia sua visão de promover o crescimento empresarial em paralelo a uma redução das emissões de gases de efeito estufa de 46% até 2030 e uma pegada de carbono neutra até 2050.

O Radisson ainda chama atenção para o fato de que seus esforços já renderam resultados, com uma redução de 35% na pegada de carbono por metro quadrado desde 2019, estatística verificada pela TÜV Rheinland, através da avaliação dos dados relevantes para a divulgação de informações sobre emissões.

O grupo aproveitou a ocasião para destacar seu compromisso com a transformação sustentável da indústria hoteleira e citou seu papel enquanto apoiador do caminho para a hospitalidade neutra em emissões de carbono e do HSB, além do fato de ser signatário da Declaração de Glasgow e defensor da visão Nature Positive para a indústria hoteleira.

Atualmente, 50% dos hotéis do Radisson estão em processo de verificação e 179 estão totalmente verificados pelo HSB, enquanto outros 165 empreendimentos são certificados com um selo ecológico.

“Sustentabilidade é uma parte central do nosso Plano Estratégico de 5 anos e está intimamente conectada a outras iniciativas-chave”, disse Federico J. González, vice-presidente executivo do Radisson Hotel Group.

“Continuamos a investir em ESG e focamos em eficiências de custo, bem como nas oportunidades de receita para ser um negócio responsável”, completou o executivo.

Principais conquistas da Radisson

Nas ações que visam promover a sustentabilidade ambiental, o relatório ressalta que já são 67 hotéis usando 100% de eletricidade renovável e que todas as reuniões do grupo possuem impacto zero em emissão de carbono, tendo compensado 87 mil toneladas de CO2 desde 2019. Além disso, já são 970 estações de carregamento de carros elétricos em propriedades de toda a rede.

No quesito pessoas, a publicação chama atenção para o fato de que, em 2023, os membros da equipe participaram de mais de 1,5 milhão de horas de treinamento e desenvolvimento.

Além disso, o grupo foi reconhecido pela Forbes Magazine como um dos Melhores Empregadores do Mundo na indústria de Viagens e Lazer pelo terceiro ano consecutivo e as mulheres já ocupam 32% das posições de liderança.

O relatório também trata das ações do grupo junto a comunidade, o que incluí mais de 36 mil horas de voluntariado de funcionários do grupo e chama atenção para as parcerias com organizações como a SOS Children’s Villages International, que já recebeu € 670 mil em doações do grupo, e Just a Drop.

Confira o relatório completo aqui.

(*)Crédito da imagem: Divulgação/Radisson Hotel Group