A adoção e o investimento em iniciativas sustentáveis em hotéis são desafios constantes para o setor – afinal, a preocupação com a sustentabilidade tem ganhado espaço na economia como um todo. Para a Hilton Hotels, um ponto de partida é encontrar soluções que “transcendam qualquer tipo de esforço” e coletar dados.

Segundo Jean Garris Hand, vice-presidente Global de ESG da Hilton, se uma prática sustentável beneficia o negócio, os hóspedes e a comunidade, ela recebe sinal verde. Durante um podcast com o Hotel News Now, a executiva destacou a importância de apoiar os proprietários na busca por soluções sustentáveis que sejam vantajosas em todos os aspectos, inclusive do ponto de vista financeiro.

Soluções em ESG

Segundo Jean, as soluções eficazes devem atender a três critérios: elas precisam beneficiar o meio ambiente, representar decisões de investimento inteligentes para os proprietários e melhorar a experiência do hóspede.

A executiva utilizou o exemplo da troca de lâmpadas comuns por outras de LED, que são mais eficientes por gerarem a mesma intensidade luminosa com um gasto energético menor, além de apresentarem maior durabilidade.

Para os hoteleiros que estão começando a investir em práticas sustentáveis, Jean enfatiza a importância dos dados. Isso porque um programa ESG que tenha credibilidade depende dessas informações para respaldar suas alegações. Logo, seria fundamental ter uma base de medição que possibilite um melhor gerenciamento do consumo de recursos.

A Hilton, por exemplo, começou a rastrear suas iniciativas ainda em 2009 – o que já resultou em uma economia de mais de US$ 1 bilhão.

Além das iniciativas internas, a Hilton também faz parte do o programa Travel With Purpose, focado em promover viagens e turismo responsáveis globalmente. Tudo isso sem perder de vista um dos principais objetivos deste tipo de política, que é gerar impacto positivo nas comunidades em que opera.

A executiva também comentou o esforço da rede em envolver os hóspedes em experiências sustentáveis. O que pode ser feito através da instalação de estações de carregamento para veículos elétricos em suas propriedades e o uso de chaves digitais em vez de cartões de plástico, por exemplo.

Jean ainda defendeu que a sustentabilidade tem relação direta com o crescimento dos hotéis, já que os viajantes cada vez mais buscam marcas que contribuam positivamente para o meio ambiente.

(*) Crédito da imagem: Divulgação/Hilton