Figura muito conhecida e querida na hotelaria nacional em função do seu empreendedorismo e amor pelo setor, Alceu Ântimo Vezozzo faleceu hoje (19), aos 93 anos. Em nota, a Bourbon Hotéis & Resorts  lamentou o falecimento do seu fundador, ressaltando ainda sua importância no comando da rede paranaense, que atua há 60 anos no mercado.

Para Alceu Ântimo Vezozzo Filho, presidente da Bourbon, o maior legado deixado pelo pai não foi a rede, mas seus valores. “Essa marca simboliza uma forte cultura de acolhimento e cuidado com as pessoas e com cada detalhe. Um trabalho consistente e diário com valores muito sólidos e qualidade ímpar”, afirma.

Definido pelos familiares como um homem empreendedor, dinâmico e atuante em todos os detalhes da empresa, Vezozzo construiu uma das redes que mais sólidas do país, com unidades em vários estados brasileiros, além do exterior (Argentina e Paraguai). Ele deixa a esposa Laila, dois filhos e netos.

Trajetória

Nascido em Cambará (PR), Vezozzo se graduou em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. O fundador da Bourbon fazia questão de reforçar que, desde o princípio, a rede se preocupou em oferecer bons serviços aos clientes. O principal objetivo determinado por ele era de que o hóspede tivesse o sentimento de satisfação e sempre quisesse voltar.

Uma de suas maiores contribuições foi o Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental. Criado em 2002, em Cambará, a partir da construção de 80 casas para mães solo do município, o projeto cresceu com o passar dos anos e, hoje, funciona em um complexo escolar. A instituição, atualmente, atende a mais de 2 mil pessoas de cinco a 80 anos.

Com domicílio em Curitiba, cidade da qual recebeu o título de Cidadão Honorário, o executivo comparecia com frequência ao Bourbon Curitiba Hotel & Suites para acompanhar o andamento da empresa e aconselhar alguns colaboradores.

“Cobrimos o setor há 20 anos e podemos dizer, com toda certeza, que Seu Alceu era um dos grandes hoteleiros deste país”, comenta Peter Kutuchian, fundador e CEO do Hotelier News. “Ficam as boas lembranças e nossa grande admiração pela sua imensa contribuição para o setor. Todos nós no Hotelier News enviamos nossos sentimentos aos familiares e aos colaboradores da Bourbon”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação