Sustentabilidade é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço no setor hoteleiro. Com projetos que causam grande impacto no meio ambiente, o mercado já entende que adotar medidas que minimizem os efeitos na natureza são parte relevante da reputação da marca. No dia 5 de novembro, o FHAN (Fórum de Hospedagem e Alimentação Nordeste) debaterá o tema Novas Fontes de Energia, comandado por Gilberto Vasconcelos, CCO da Solar Americas Capital Limited.

“A proposta é abordar a relação do setor com novas fontes de energia. O assunto está borbulhante no momento, enquanto os empreendimentos sentem na pele o aumento do custo de energia em todos os canais”, adianta Vasconcelos.

Impactado pelo aumento das bandeiras, a hotelaria é uma indústria é uma grande consumidora de energia. Dito isto, o palestrante explicará de onde ela vem e como ela chega aos empreendimentos. “Vamos falar sobre a matriz energética brasileira, seja ela hidrelétrica ou solar”.

Algumas redes já estão produzindo sua própria energia, como é o caso do Grupo diRoma, que recentemente instalou uma usina fotovoltaica em Caldas Novas (GO). A iniciativa é uma medida vista com bons olhos pelos clientes e reforça a necessidade do setor hoteleiro adotar práticas mais verdes em suas operações.

“A energia verde vem sendo muito valorizada e cobrada por todos os atores mundiais. Muitas empresas definiram matrizes de energias renováveis, pois elas sabem que se utilizarem fontes poluentes, não conseguirão vender”, acrescenta Vasconcelos. “É algo que está se alastrando”.

FHAN: crise e cases

Em plena crise energética no Brasil, o tema é mais do que relevante. Os prejuízos causados pela elevação dos preços e falta de recursos hídricos ainda não sabemos, mas chegou o momento de debater alternativas viáveis para a hotelaria.

“É um assunto que vem sendo amplamente discutido. Com a crise energética, o petróleo disparou, elevando os preços dos combustíveis também. É preciso ter essa visão de onde essa crise vem, quais as alternativas e a importância da sustentabilidade no setor. Além disso, abordaremos outros temas como emissões de carbono e mudanças climáticas”.

Vasconcelos ainda trará cases de empresas que já praticam ações sustentáveis como forma de demonstrar na prática as alternativas para o setor.

O FHAN acontece em conjunto com a HFN (Hotel & Food Nordeste), entre os dias 3 e 5 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal