Para a RMC (Região Metropolitana de Campinas), o primeiro mês de 2024 foi de desempenho surpreendente na ocupação hoteleira, marcando o melhor índice para janeiro desde 2019. Segundo os dados levantados pelo CRC&VB (Campinas e Região Convention & Visitours Bureau), a taxa média de ocupação da rede hoteleira alcançou 49,72%, o que representa aumento significativo em comparação com os anos anteriores.

Este resultado trouxe otimismo e empolgação para o setor, especialmente considerando que janeiro é tradicionalmente um mês mais fraco para os eventos corporativos, devido às férias e ao aumento das viagens de lazer. Em comparação com os anos anteriores, os números de ocupação mostram um crescimento consistente: 42,65% em 2019, 42,98% em 2020, 25,42% em 2021, 43,78% em 2022 e 46,19% em 2023.

Os segmentos de classe econômica e midscale registraram taxas de ocupação médias de 52,70% e 46,74%, respectivamente. Além disso, o valor médio da diária foi de R$ 352,61, enquanto o RevPar atingiu R$ 173,11.

Otimismo oscilante 

Douglas Marcondes, diretor financeiro do CRC&VB, descreveu o resultado de janeiro como ‘empolgante’, destacando a vitalidade e resiliência da RMC, juntamente com sua boa estrutura, como fatores que contribuíram para o desempenho positivo. “Campinas e toda a RMC iniciam o ano de 2024 com números empolgantes, fortalecendo a musculatura da geração de negócios”, aponta o executivo, em comunicado enviado à imprensa.

Por outro lado, Luiz Felipe Campos Almeida, presidente do Convention, expressou preocupação com a possível interrupção do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), ressaltando os impactos negativos que a medida poderia ter no setor hoteleiro e de eventos. “Os hotéis, assim como o setor de eventos, ainda estão se recuperando dos fortes impactos da pandemia, e o fim do programa seria uma situação bastante preocupante”, alerta. “A hotelaria, que movimenta cerca de 50 setores em seu entorno, tem uma responsabilidade muito grande com a geração de empregos e renda”, completa.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Campinas e Região Convention & Visitours Bureau