Encontro de Gente Hoteleira aborda os custos da má contratação de talentos
25 de maio de 2023Contratar um novo colaborador exige olhar técnico por parte do recrutador, mas, no frigir dos ovos, sempre existe um componente de sorte. O profissional pode se sair bem durante a entrevista, mas não se adaptar à cultura da empresa ou não atender aos pré-requisitos na prática. Na primeira edição do Encontro de Gente Hoteleira, o debate sobre os custos de uma má contratação vem com o objetivo de conscientizar o hoteleiro de que a seleção de pessoas é o marco zero da operação.
Ministrada por Lucila Quintino, CEO e fundadora da HotelConsult, a palestra O custo invisível da má contratação trará à mesa o debate sobre a importância de selecionar bem os novos colaboradores. “O foco é abrir o espectro das pessoas em relação a pensar de forma objetiva de cuidado profissional quando o assunto é gente dentro das empresas”, explica.
Com a hotelaria no caminho rumo à profissionalização em diversos aspectos, a seleção de pessoal precisa estar envolvida no processo. “Tudo começa com a contratação. E outros setores estão anos luz à frente do setor hoteleiro neste sentido”, salienta Lucila.
Match de valores
A executiva pontua que, antes mesmo de pensar na seleção de profissionais, a empresa precisa pensar na atratividade de sua marca perante o mercado, assunto que será abordado com maior profundidade no painel Employer Branding — como usar sua marca para atrair e reter talentos.
“É preciso acontecer uma combinação entre o DNA da empresa com os valores de quem está sendo contratado. Vamos fazer um overview do que vem antes da contratação, com esse match entre hotel e profissional”, acrescenta Lucila.
Quanto aos custos, um dos pontos a serem abordados será a motivação da equipe dentro da empresa, uma vez que a hotelaria possui um alto índice de turnover. Com o volume de rotatividade de colaboradores, o cliente final acaba sendo impactado no atendimento e na queda de fidelização.
“Sem contar o tempo gasto em treinamento de uma pessoa que não se adaptou ou não possui o perfil desejado para a vaga. É uma questão que também afeta a reputação da empresa perante o mercado, além dos custos com demissões”, completa Lucila.
O Encontro de Gente Hoteleira acontece no dia 5 de junho, no InterContinental São Paulo, na capital paulista. Para inscrições e mais informações, acesse o link.
(*) Crédito da foto: Divulgação/HotelConsult