Contratar um novo colaborador exige olhar técnico por parte do recrutador, mas, no frigir dos ovos, sempre existe um componente de sorte. O profissional pode se sair bem durante a entrevista, mas não se adaptar à cultura da empresa ou não atender aos pré-requisitos na prática. Na primeira edição do Encontro de Gente Hoteleira, o debate sobre os custos de uma má contratação vem com o objetivo de conscientizar o hoteleiro de que a seleção de pessoas é o marco zero da operação.

Ministrada por Lucila Quintino, CEO e fundadora da HotelConsult, a palestra O custo invisível da má contratação trará à mesa o debate sobre a importância de selecionar bem os novos colaboradores. “O foco é abrir o espectro das pessoas em relação a pensar de forma objetiva de cuidado profissional quando o assunto é gente dentro das empresas”, explica.

Com a hotelaria no caminho rumo à profissionalização em diversos aspectos, a seleção de pessoal precisa estar envolvida no processo. “Tudo começa com a contratação. E outros setores estão anos luz à frente do setor hoteleiro neste sentido”, salienta Lucila.

Match de valores

A executiva pontua que, antes mesmo de pensar na seleção de profissionais, a empresa precisa pensar na atratividade de sua marca perante o mercado, assunto que será abordado com maior profundidade no painel Employer Branding — como usar sua marca para atrair e reter talentos.

“É preciso acontecer uma combinação entre o DNA da empresa com os valores de quem está sendo contratado. Vamos fazer um overview do que vem antes da contratação, com esse match entre hotel e profissional”, acrescenta Lucila.

Quanto aos custos, um dos pontos a serem abordados será a motivação da equipe dentro da empresa, uma vez que a hotelaria possui um alto índice de turnover. Com o volume de rotatividade de colaboradores, o cliente final acaba sendo impactado no atendimento e na queda de fidelização.

“Sem contar o tempo gasto em treinamento de uma pessoa que não se adaptou ou não possui o perfil desejado para a vaga. É uma questão que também afeta a reputação da empresa perante o mercado, além dos custos com demissões”, completa Lucila.

O Encontro de Gente Hoteleira acontece no dia 5 de junho, no InterContinental São Paulo, na capital paulista. Para inscrições e mais informações, acesse o link.

(*) Crédito da foto: Divulgação/HotelConsult