Conforme adiantado ontem (1), o TCU (Tribunal de Contas da União) autorizou a concessão do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e de outros 14 terminais. O leilão deve acontecer em agosto, com a previsão de atrair R$ 7,3 bilhões em investimentos, segundo divulgado pelo Correio Braziliense.

Com a autorização, o Ministério da Infraestrutura já iniciou as tratativas para o certame. Além do terminal paulistano, o leilão também contaria com o aeroporto Santos Dumont (RJ), mas o governo mudou os planos perante a resistência da classe política do Rio de Janeiro.

Congonhas lidera o bloco SP/MS/PA/MG, composto por 10 terminais: Campo Grande (MS), Corumbá (MS), Ponta Porã (MS), Santarém (PA), Marabá (PA), Carajás (PA), Altamira (PA), Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Montes Claros (MG).

Os outros blocos são formados pelos aeroportos de Campo de Marte (SP) e Jacarepaguá (RJ), de aviação geral, e pelos terminais de Belém (PA) e Macapá (AP).

Rio de Janeiro

Em fevereiro, o governo informou que o leilão do Santos Dumont será realizado junto da nova licitação do aeroporto do Galeão (RJ), que está em processo de devolução pela concessionária Changi Airport. O ministro do TCU, Walton Alencar Rodrigues, avaliou a decisão do governo como acertada.

“Acredito que todas as interações feitas entre sociedade e poder redundaram na melhor alternativa”, disse Rodrigues. Ele afirmou ainda que a modelagem da sétima rodada de concessão obedeceu a técnica dos subsídios cruzados, pela formatação dos blocos.

(*) Crédito da foto: Nayara Matteis/Hotelier News