A revisão das regras para o Aeroporto Santos Dumont (RJ) deverá estabelecer um limite de aproximadamente 6,5 milhões de passageiros para o terminal, aponta a Folha de São Paulo. Recentemente, Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, declarou que está preparando uma solução definitiva para o aeroporto.

Entre as medidas, está a definição de um teto na quantidade anual de passageiros, ao invés de controlar a origem e destino dos voos. O tema está sendo debatido com governadores e integrantes do setor aéreo.

O Aeroporto Santos Dumont recebeu cerca de 10 milhões de passageiros, de acordo com dados citados pelo ministério. A ideia é colocar um limite entre 6,5 milhões e 7 milhões. Isso substituiria a norma que está prevista para entrar em vigor em janeiro, que fixa uma distância máxima de 400 quilômetros (km) do terminal para o voo de destino e origem.

Essa determinação consta em uma resolução de agosto do ministério. A medida visa direcionar mais rotas para o maior terminal carioca, o Galeão, que registrou severo esvaziamento nos últimos anos. Mas a atual gestão da pasta quer mudar o tipo de restrição ao Santos Dumont.

Perspectivas

A previsão é de que a definição das novas regras para o Santos Dumont seja anunciada até a próxima semana. Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, elogiou a medida de Costa Filho e pontuou que isso equilibra o fluxo dos aeroportos da capital fluminense.

“Acho que o ministro Sílvio está caminhando na direção correta. O pleito feito pela prefeitura em relação ao Santos Dumont e Galeão era limitar aquilo que era aceitável do Aeroporto Santos Dumont, do número de passageiros anuais”, disse.

“Então, eu concordo e a prefeitura apoia essa medida que o ministro Sílvio está tomando, ele está discutindo com TCU. Se for essa a medida tomada, tem todo apoio. Isso equilibra o jogo de aeroportos do Rio e, cá entre nós, não coloca em risco população que se utiliza do Santos Dumont”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Reprodução/Poder360