Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, afirmou ontem (2) que o governo pretende lançar em breve um edital de licitação de R$ 300 milhões para a melhora da infraestrutura operacional do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Segundo ele, a ideia é dar maior segurança à população, aponta a Folha de São Paulo.

“A partir disso, vamos dialogar com todas as companhias aéreas do Brasil”, destaca o ministro. A iniciativa deve ser feita em parceria com a prefeitura do Rio. No mês passado, foi assinada uma portaria do governo federal que prevê a redução de voos e passageiros do Santos Dumont e uma realocação para o Galeão.

O processo de adequação deve durar até o final do ano e, a partir de 2024, só partirão do Santos Dumont voos que tenham como destino um raio de até 400 quilômetros (km). Após o encontro com Eduardo Paes, prefeito do Rio, Costa Filho revelou também a possibilidade de readequar a portaria para incluir voos do terminal a Brasília, que está a uma distância maior.

Concessões

Ainda ontem, o ministro fez uma visita ao Galeão e comentou sobre a questão da concessão do aeroporto. Costa Filho afirmou que, no que depender do governo federal, não faltará apoio para incentivar a permanência da Changi como concessionária do terminal. “Ela tem expertise aeroportuária em todo mundo, um centro de excelência. Acho importante para o Brasil que a Changi possa de fato operar o Galeão”, destaca.

O grupo de Singapura chegou a anunciar no ano passado que iria devolver a concessão diante de muitos investimentos, baixo retorno e demanda baixa de passageiros. Mas neste ano, voltou a manifestar interesse em permanecer à frente da gestão do terminal carioca.

(*) Crédito da foto: Eduardo Anizelli/Folhapress