O fim da pandemia foi oficialmente decretado e, após dois anos de fortes restrições, a hotelaria tem motivos de sobra para celebrar. Por outro lado, o momento também é de reflexão e análise do que mudou após esse período. Quais os novos caminhos da dinâmica de gestão hoteleira no pós-crise? É necessário que toda a cadeia do setor esteja atenta a esse movimento para garantir bons resultados, aponta o Hotel News Resource.

Principais mudanças

Contactless é a chave: os hóspedes estão tão acostumados com experiências sem contato para pagar por bens e serviços, facilidade que é esperada como padrão nos hotéis. As pessoas também querem fazer reservas em movimento por meio de aplicativos, ao invés de ligar com antecedência.

Custos superam o crescimento: o custo da gestão hoteleira aumentou consideravelmente, muito por conta da escassez de pessoal. Portanto, há uma necessidade de inserir tecnologias baseadas em nuvem para reduzir as despesas em todos os departamentos.

Padrões de hóspedes mais elevados: os hóspedes agora têm maiores expectativas nos hotéis. Obviamente, os hoteleiros tiveram que responder ao aumento das consultas do pré-reserva e isso levou a procedimentos internos mais vigilantes e transparentes em todos os setores.

Hóspedes pagarão mais: as tendências de viagens estão voltando aos níveis anteriores à pandemia, e os viajantes agora têm expectativas mais altas. A notícia encorajadora para os hotéis é que eles estão dispostos a pagar mais por suas acomodações quando suas necessidades são atendidas e recebem um serviço de excelência.

Auto check-in/check-out é vital: os hóspedes tornaram-se mais independentes e agora querem liberdade de fazer check-in e check-out usando seus smartphones conforme for conveniente.

Mais bate-papo móvel: os hóspedes esperam conversar mais com os hotéis por meio de aplicativos móveis. Pedidos especiais, late check-out, camas extras…eles querem fazer tudo isso via smartphone.

Hóspedes querem mais ofertas: ainda que a tendência seja de hóspedes pagando mais por quartos e serviços aprimorados, os clientes também esperam ver mais ofertas e outros fatores que agreguem mais valor à estada.

Funcionários multitarefas: devido à escassez de pessoal, a gestão hoteleira tem apostado em profissionais que assumam diversas funções.

Hóspedes precisam de experiências autênticas: acomodações originais e autênticas sempre conquistarão o hóspede em tempos pós-pandêmicos.

Precificação dinâmica é crucial: estamos testemunhando que mais hotéis estão se beneficiando com a implementação de estratégias dinâmicas de preços. Isso ajuda a ajustar tarifas em tempo real com base na demanda, disponibilidade, níveis de ocupação e duração da estada.

Grupos de hotéis precisam de soluções tecnológicas: nos últimos anos, muitos grupos hoteleiros se expandiram, comprando propriedades independentes que não sobreviveram às mudanças do mercado. Portanto, muitos deles precisaram de soluções mais integradas de PMS, gerenciamento de canais, entre outras ferramentas.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News