Confirmado para acontecer entre os dias 4 e 9 de outubro, o Círio de Nazaré, uma maiores festas religiosas do Brasil, deve aquecer a hotelaria de Belém. Segundo levantamento do SHRBS (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Pará), a perspectiva para o período é de alta ocupação nos hotéis da capital paraense.

A entidade destaca que mais de 90% das vagas nos estabelecimentos de hospedagem já estão ocupadas e sem disponibilidade para novas reservas, revela o portal Dol. Fernando Soares, assessor jurídico do SHRBS, afirma que as expectativas para este ano são as melhores possíveis.

“Nossa expectativa é de que as hospedagem alcancem, pelo menos, o dobro do que tivemos em 2021. Estimativas do Dieese/PA apontam que vamos ter entre 800 mil e 1 milhão de pessoas em Belém durante este período, o que é muito bom, tanto para o setor de hospedagem, quanto para o de alimentação fora do lar”, explica.

Setor se anima

De acordo com Luciana Marques, executiva de Vendas do Radisson Hotel Maiorana Belém, as expectativas do empreendimento para o período são extremamente positivas. “De 7 a 9 de outubro, por exemplo, já estamos praticamente 100% ocupados”, explicou em entrevista ao Hotelier News.

“Os hóspedes vêm a Belém com o objetivo de aproveitar a programação pré e durante o evento. Nossa ocupação média tem se aproximado dos 100% e acredito que, com a realização do Círio, conseguiremos bater esta meta e consolidar a recuperação após dois anos de pandemia”, completa.

Luciana destaca ainda, que o setor deve se manter aquecido nos próximos meses, devido à volta da demanda de eventos, que tem movimentado a hotelaria de Belém. “Nos próximos meses, teremos congressos médicos e de Administração, o que é muito bom para o nosso empreendimento, já que o nosso maior foco tem sido o público corporativo”, reforça.

Toni Santiago, presidente da ABIH-PA, reforça o raciocínio de Luciana e aposta em alta ocupação durante os dias em que o Círio será realizado. “Segundo nossas pesquisas, a ocupação deve chegar realmente a 100% nos hotéis, já que são esperados milhares de turistas na cidade”, endossa.

“Hoje, a hotelaria de Belém trabalha com taxa média de 80% de ocupação e nossa expectativa é de plena retomada neste segundo semestre, que é o verão amazônico. Um fator de risco, que pode frear esta demanda, é o alto preço das passagens aéreas. Porém, notamos que muitos que viajavam de avião, estão optando por excursões rodoviárias”, finaliza.

Receita

Segundo dados da Setur-PA (Secretaria de Estado de Turismo do Pará), a movimentação de turistas durante o Círio de Nazaré deve injetar cerca de R$ 100 milhões na economia.

“A Setur vem estudando desde o início do ano as melhores condições para receber os turistas para a festividade de Nazaré, nos principais pontos de acesso da cidade de Belém, além de ações de apoio no decorrer das estradas estaduais para acolher o peregrino que vem rumo à Basílica Santuário”, afirma André Dias, titular da Setur, em entrevista ao G1.

“Além disso, estamos fazendo reuniões de planejamento com o setor hoteleiro e profissionais do turismo na região, com o objetivo de proporcionarmos aos visitantes a mais proveitosa passagem pelo estado do Pará para viver o Círio de Nazaré”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Círio de Nazaré