Um grupo seleto de CEOs de grandes marcas hoteleiras se reuniu para discutir questões-chave da indústria e seus principais desafios. Um ponto focal importante foi o aumento dos custos operacionais e seu impacto nas margens de lucro das companhias, aponta a Lodging Magazine.

Durante a conversa, os executivos identificaram uma série de desafios em curso e possíveis disruptores da indústria, incluindo o aumento da regulamentação governamental, bem como a contínua emergência da Inteligência Artificial, que vem ganhando cada vez mais espaço. Larry Cuculic, presidente e CEO da Best Western, iniciou a discussão sobre os desafios da indústria questionando quem estava vendo os custos dos seguros diminuírem. “É um desafio enorme, concordam?”.

“É um desafio para todos. Todos nós sentimos isso, tanto do lado do proprietário, quanto da marca. Como uma oportunidade, é realmente importante que ouçamos nossos proprietários. Passamos muito tempo conversando com eles, visitando seus hotéis e ouvindo detalhes sobre seguros. Dissemos: ‘ok, vamos procurar uma parceria com uma empresa de seguros que possa realmente ajudar com os tipos de necessidades que nossos proprietários têm'”, reforça Julie Arrowsmith, presidente e CEO da G6 Hospitality.

Rajiv Trivedi, membro do conselho de administração da Red Roof, insiste que os custos de seguro são apenas parte do problema para os operadores. “As margens de lucro para os proprietários de hotéis têm continuado a diminuir nos últimos 15 anos e o seguro é parte disso, mas também inclui mão de obra, custos de suprimentos, de construção e financiamento. No final do dia, como líderes de marca, nossa responsabilidade é trabalhar duro e encontrar maneiras de melhorar suas margens. Essa é a diferença que nossa indústria precisa fazer e focar nos próximos 10 anos na minha opinião”, ressalta.

Desafios e obstáculos

Greg Juceam, presidente e CEO da Extended Stay America, aborda o financiamento como o maior problema enfrentado pela indústria hoje em relação à aquisição de empréstimos. “É muito difícil agora com todos os termos, incluindo as taxas e os índices de empréstimo. Por causa disso, o volume de negócios está baixo, o capital sendo gasto nos hotéis que estão desesperadamente precisando de reparos está baixo e esse é o desafio mais imediato que temos”, analisa.

“Há algumas evidências, é claro, de que os grandes bancos vão começar a emprestar novamente e os spreads vão se estreitar, mas os bancos regionais parecem estar ficando para trás”, completa.

Regulamentação governamental

Jon Murray, presidente e CEO da Sonesta International Hotels, aponta a ameaça da regulamentação governamental com relação a questões como leis de salário mínimo e regras de franquia, como um problema-chave que merece atenção. “Acho que precisamos que organizações como a AAHOA e a AHLA, bem como nossas próprias equipes, monitorem essas coisas todos os dias mesmo”, endossa.

Geoff Ballotti, presidente e CEO da Wyndham Hotels & Resorts segue o mesmo raciocínio de Murray, elogiando a voz de associações como a AAHOA. “Acho que John acertou em cheio em termos do futuro dessa associação e do governo não se envolvendo tanto em nossos negócios como estão hoje ou como eles querem. Todos nós deveríamos estar resistindo. O Departamento de Trabalho deveria estar ajudando a diminuir seus custos trabalhistas, não vendo-os aumentar”, destaca.

Por fim, os impactos da Inteligência Artificial no setor também foram abordados pelos CEOs. “Você pode pagar por qualquer resultado que quiser, mas eles darão valor ao hóspede no Google. Isso terá impacto direto no seu resultado final. Então, para mim, a nova experiência de busca generativa do Google vai ser um grande disruptor”, diz Cuculic.

“Com qualquer nova tecnologia que seja lançada, há refinamento que precisa acontecer”, completa Julie. Embora reconheça que existam desafios, Trivedi, por sua vez, destaca o potencial positivo desses tipos de soluções. “A Inteligência Artificial está se tornando cada vez mais prevalente. Há uma oportunidade para aproveitar e fornecer um serviço personalizado ou a sensação de serviço personalizado para cada hóspede que vem ao seu hotel. A IA é assustadora, mas é uma grande oportunidade na minha visão”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News